Jovem de 29 anos teve primeiro caso de covid-19 confirmado na região
Prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD), vice-prefeito Renato Pike (PL) e a secretária de Saúde do Município, Katia Oliskovicz, detalharam em entrevista coletiva na noite desta terça-feira, 28, o primeiro caso confirmado de covid-19 atendido no Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC), referência para Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Major Vieira no combate ao coronavírus. Embora o rapaz de 29 anos esteja internado em Canoinhas, o exame que detectou o vírus ocorreu em Três Barras.
Passos afirmou que começa agora um trabalho de investigação para saber por onde o rapaz andou, para que todas as pessoas que tiveram contato com ele possam ser testadas, “um compromisso da nossa administração”.
Kátia lembrou que era esperado que a cidade tivesse casos de covid-19. “O cuidado deve ser redobrado agora. Fiquem em casa. Estamos colhendo os frutos das flexibilizações. Importante é que estejamos preparados e evitarmos que haja contaminação”, disse.
O rapaz chegou vindo do Rio Grande do Norte no dia 19 de abril em Canoinhas. Ele deveria ficar por sete dias junto com colegas em uma espécie de quarentena em uma Casa de Chegada. Antes de sair dessa quarentena durante a qual o serviço médico da WestRock analisa se a pessoa apresenta algum sintoma de covid-19, o rapaz já apresentou sintomas. Ele foi internado no domingo, 26, no HSCC, onde ficou até a manhã desta terça-feira, 28, quando recebeu alta médica depois que o primeiro teste de material coletado no domingo saiu apontando que ele havia negativado para covid-19. Ele foi para outro alojamento em Três Barras. Já havia o indicativo da necessidade de um novo exame, mas antes disso, o material coletado e enviado ao Lacen de Florianópolis também no domingo já positivou para a doença. Imediatamente o rapaz foi para a ala covid-19 do HSCC. O quadro do paciente é estável.
“Tivemos casos em Municípios vizinhos. Pessoas que foram tratadas e se curaram. Vamos torcer para que dê tudo certo para este rapaz. Ele estava nessa Casa de Chegada com cerca de 30 pessoas. Todas devem passar pelo teste de coronavírus”, afirmou Passos.
Katia revelou que há mais um caso de paciente que está na mesma casa com sintomas suspeitos. De qualquer forma, todos os trabalhadores que estão no alojamento ficarão em isolamento total a partir de agora. “Não devem sair de casa nem para buscar comida”, afirmou Kátia.
PEDIDO
O vice-prefeito Renato Pike (PL) disse que o Município deve pedir formalmente à WestRock que interrompa a contratação de pessoal de fora da região. “Não podemos ter um surto neste momento que a nossa economia está sendo retomada”, afirmou.