Subiu para 21 o número de casos de coronavírus no Estado; governo diz que há mais doentes
Subiu para 21 o número de casos de coronavírus confirmados em Santa Catarina. Na segunda coletiva do dia nesta quinta-feira, 19, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e o secretário de Saúde, Helton Zeferino, afirmaram que a indústria não vai parar, de momento, no Estado. “Não vivemos esse momento de paralisação da indústria porque todos os meios de subsistência que temos vêm da indústria”, afirmou Zeferino.
Eles revelaram que o Governo estuda a compra de testes rápidos de coronavírus. “O que se leva hoje pelo menos 48 horas para se fazer será possível em minutos”, disse Zeferino.
“Cada dia é um dia. Ontem estávamos falando em sete casos, hoje em 21, mas sabemos que este número é muito maior”, disse Moisés, frisando que só medidas do Governo não são suficientes, é preciso haver conscientização das pessoas.
VACINAÇÃO
Sobre o adiantamento da vacinação a partir de segunda-feira, 23, o secretário disse que a orientação aos Municípios será para evitar aglomerações. Disse também que os idosos devem ser priorizados.
UTIs
Segundo Moisés, Santa Catarina tem 801 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), mas este número não será suficiente se não haver uma campanha rigorosa de prevenção.
CASOS DIVERGENTES
Questionados sobre a demora na atualização dos dados que, por vezes, divergem do que mostram os Municípios, Moisés reafirmou o compromisso com a transparência. Zeferino disse que os casos só são confirmados quando há um rigoroso processo de confirmação.