Defesa Civil alerta para risco de granizo em Três Barras

Foto: Granizo que caiu na região de Canoinhas no ano passado/Arquivo

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta de risco de chuva de granizo em Três Barras, Mafra, Rio Negrinho, Doutor Pedrinho, José Boiteux, Ibirama, Apiúna, Presidente Nereu, Vidal Ramos, Leoberto Leal e arredores para as próximas horas desta segunda-feira, 13.

A recomendação é que sob risco iminente de chuva, as pessoas procurem recolher seus carros em lugares cobertos. O coordenador da Defesa Civil de Três Barras, Valmir de Matos, lembra que é apenas um alerta. “Não há certeza de que realmente ocorra, mas há probabilidade”, afirma.

 

CHEIAS

A chuva que caiu nos últimos dias elevou o nível dos rios da região. O Negro, que passa por Três Barras, subiu 28 centímetros nas últimas 24 horas pela tábua da Copel, que fica na divisa entre Santa Catarina e Paraná, em Três Barras. O nível do rio está em 3,50m, sendo que o nível de alerta é de 6,25m, ou seja, faltam 2,75m para atingir este nível.

Já o rio Canoinhas está com 4,85m de cheia. Mais 40 centímetros de cheia e a água alcançará o nível de alerta.

 

PREVISÃO

Não há previsão de chuva para esta segunda-feira, 13, no Planalto Norte, segundo o Ciram/Epagri, órgão que monitora as condições climáticas no Estado. O céu, porém, deve permanecer nebuloso.

Na terça-feira, 14, a chuva continua em SC, mais intensa no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, com pontuais que podem superar os 100 mm (próximo ao esperado para o mês inteiro de julho). Nas demais regiões, chuva no decorrer do dia com menores acumulados. Risco de temporal, rajadas de vento (acima de 70 km/h) e granizo localizado. Devido a condição atmosférica não se descarta a ocorrência de tornado no Oeste. Para o Planalto Norte, previsão de pancadas de chuva entre a tarde e noite

Na quarta-feira, 15, a chuva segue com intensidade moderada a forte no Planalto Norte, com valores de 60 a 100 mm na maioria das regiões. No Oeste e Meio Oeste, a chuva diminui a partir da tarde.

 

Rolar para cima