Quase 400 pessoas estão fora de casa nas duas cidades
Durante reunião nesta segunda-feira, 3, a Defesa Civil decretou situação de emergência em Mafra, devido às enchentes causadas pela chuva da última semana. As ruas da Vila Argentina, Vila Ferroviária e Solidariedade ficaram debaixo d’água. Ainda foram interditadas partes das ruas Marechal Floriano Peixoto e Avenida Coronel Severiano Maio, próximo à área dos Correios e da Praça Miguel Bielecki.
Conforme dados da Defesa Civil, cerca de 321 pessoas estão desabrigadas e alocadas no ginásio do CEMMA, no Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida e em residências de familiares e amigos.
De acordo com prefeito Wellington Bielecki (PSD), Mafra foi a cidade do Planalto Norte mais afetada pelas enchentes, porém, ainda não há um valor estimado do prejuízo causado pela ação das águas no município.
Com o fim das chuvas, a previsão de normalidade é de que até o fim desta semana, as famílias retornem para suas casas. Conforme o prefeito, as pessoas em situação de risco foram mais conscientes, desta vez, e acionaram a Defesa Civil e a prefeitura antes de maiores danos. “Ninguém chegou a perder móveis. Conseguimos realizar a mudança das famílias a tempo da situação piorar”, diz.
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Clodoaldo Ribas dos Santos, a Defesa Civil continua realizando o monitoramento das áreas afetadas e também do rio Negro. Segundo ele o decreto de situação de emergência serve para auxiliar, principalmente a administração pública. “Com o decreto, as pessoas atingidas terão mais facilidade para sacar o fundo do FGTS e a prefeitura mais autonomia para realizar ações em prol da população”, afirma.
Quanto ao rio Negro, ele afirmou que com o fim das chuvas, o nível parou de subir consideravelmente. Ainda assim, segundo relatório da Copel, na manhã desta segunda-feira, o nível já havia atingido 9,4 metros.
RIO NEGRO
A prefeitura e a Defesa Civil de Rio Negro também declararam situação de emergência nesta segunda. Até o momento, a administração não divulgou o relatório das áreas atingidas e qual o prejuízo estimado.
Segundo informações, mais de 75 pessoas estão desabrigadas no município. O apoio a essas famílias concentra-se no Ginásio de Esportes José Müller.