Depois de cinco anos de implantação, Samu de Bela Vista do Toldo recebe ambulância zero quilômetro

Até hoje, serviço só havia recebido viaturas usadas que eram cedidas ao município

Bela Vista do Toldo vai passar a operar com nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outros cinco municípios catarinenses: Camboriú, Palmitos, Timbó, Joaçaba e Otacílio Costa também foram contemplados com novas ambulâncias da Samu e os veículos serão utilizados no atendimento de uma população de cerca de 180 mil pessoas.

As seis ambulâncias serão Unidades de Suporte Básico à vida (USB) e serão geridas pelas Secretarias de Saúde destes municípios. Elas contam com um motorista socorrista e um técnico de enfermagem.

Bela Vista do Toldo implantou o serviço pré-hospitalar do Samu em outubro de 2017, porém, até hoje, só havia recebido ambulâncias usadas que eram cedidas ao município. A última ambulância foi cedida ao município em julho de 2021 pelo Governo do Estado de SC, até que Bela Vista do Toldo recebesse um veículo novo. Esta é a primeira vez que o serviço recebe um veículo zero quilômetro.

O prefeito Alfredo Cezar Dreher comemorou a notícia da vinda da nova viatura. “Agora poderemos dar mais qualidade para as equipes trabalharem, e o mais importante: qualidade de atendimento aos nossos munícipes”, afirmou Dreher.

SAMU EM SC

Até julho de 2022 o Samu fez mais de 90 mil atendimentos, o que representa uma média de mais de 450 ocorrências diárias.

Atualmente, o Samu de SC conta com 95 Unidades de Suporte Básico e 23 Unidades de Suporte Avançado, além de aviões e helicópteros. O serviço é gratuito, via SUS.

Rolar para cima