Derby comandava a instituição desde 2012
Derby Fontana Neto não é mais diretor administrativo do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC). Em nota, o HSCC informa que “o Sr. Derby Fontana Neto, que ocupava o cargo de Diretor Administrativo desta entidade, desde 01/02/2012, teve seu contrato de trabalho rescindido em 11/07/2019. A decisão foi tomada, após o Diretor Administrativo e a Diretoria do HSCC, assim como o Conselho Deliberativo, chegarem a um consenso sobre o desligamento. O HSCC é imensamente grato e reconhece o excelente trabalho realizado pelo Sr. Derby Fontana Neto. Temos a certeza que sua gestão ficará registrada de forma positiva, pelas decisões tomadas no exercício das suas atribuições. Agradecemos suas contribuições ao longo de todo esse tempo e desejamos muito sucesso em seus novos projetos!”
Questionado no programa Repórter 98, da 98FM, sobre quem seria o sucessor de Derby, o presidente do HSCC, Reinaldo de Lima Junior, disse que “esta vaga não será preenchida temporariamente”. Lima afirmou que “estamos adotando uma nova metodologia de trabalho” na administração do HSCC.

Questionado sobre sua saída do cargo, Derby não tinha mandado posicionamento até a conclusão desta reportagem.
HISTÓRICO
Pressionado pelos inúmeros problemas financeiros que o HSCC vêm enfrentando há anos, mas que se agravou no final do ano passado, quando Derby, em entrevista ao JMais, afirmou que se não houvesse repasse do Município, o HSCC não teria condições de pagar o 13º salário dos funcionários, provocou atrito com o prefeito Beto Passos (PSD) e os vereadores.
Em reunião dias depois, outros prefeitos da comarca reclamaram indiretamente da intransigência de Derby em redefinir contratos de prestação de serviços com estas cidades. Derby defendia que os contratos pudessem ser reeditados desde que os Municípios acertassem dívidas do passado. Os prefeitos de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti; de Três Barras, Luis Shimoguiri; e de Major Vieira, Orildo Severgnini, no entanto, reclamavam do que consideravam alto custo por parte dos serviços do HSCC. Os três municípios têm contratos com o Hospital São Vicente de Paulo, de Mafra, para prestação de serviços de sobreaviso em várias especialidades médicas.
Nos bastidores, os prefeitos pediam há meses a demissão de Derby, que contava com apoio da diretoria, então presidida por Arthur Burgardt. A troca de comando em abril acelerou o processo de demissão do administrador.