
O chefe do Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan), Lourival Chiptoski, promete fiscalização rigorosa quanto ao trânsito de veículos pesados pelo centro da cidade. Lei de 2001 proíbe o trânsito de caminhões com mais de 12 toneladas pelo centro. Um anel viário chegou a ser planejado com o asfaltamento da rua Adão Tiszka, que liga o bairro Industrial 1 à BR-280. A lei, no entanto, nunca foi fiscalizada. Agora, com a ajuda de quatro agentes de trânsito, o Detracan promete fazer valer a lei.
Para facilitar o entendimento do que seria o perímetro central, o Detracan está distribuindo panfletos com um mapa destacando os trechos nos quais está proibido o trânsito de veículos com mais de 10 toneladas (veja ao lado). A proibição compreende veículos carregados ou não das 8h30 às 18h de segunda a sexta-feira e das 8h30 às 12h30 aos sábados. A fiscalização se dará pela documentação do veículo. A princípio, agentes de trânsito estarão nos pontos de proibição para impedir os caminhoneiros de entrar nos trechos proibidos.
A exceção será feita a veículos oficiais dos serviços públicos federal, estadual e municipal, veículos do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ambulâncias, veículos de empresas públicas, concessionárias permissionárias ou autorizadas para prestação de serviços urbanos de caráter público, veículos escolares, ônibus de turismo e transporte coletivo.