Comemorado em 21 de setembro, data escolhida por anteceder o início da primavera no hemisfério sul, o Dia da Árvore foi marcado por diversas ações em Canoinhas. Plantio e distribuição de mudas, exposição de trabalhos, passeio na trilha e visita ao museu de história natural foram algumas das atividades realizadas com alunos da rede municipal de ensino, buscando promover a importância da preservação das árvores e das florestas.
No início da manhã o prefeito Beto Faria, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Adinor da Silva e equipe de paisagismo da prefeitura, realizou o plantio de árvore na praça localizada no bairro Água Verde e que, em breve, passará por revitalização. Alunos das escolas Alberto Wardenski, do Salto da Água Verde; Evaldo Dranka, localizada em Barra Mansa; José Grosskopf, do bairro Água Verde e Achilles Pazda, de Rio do Pinho, participaram de atividades no campus da Universidade do Contestado, em Marcilio Dias. A professora do curso de Engenharia Florestal, Kauna Melissa Cunha Dickow, a equipe da universidade e polícia ambiental organizaram a distribuição de mudas e promoveram a reinauguração do viveiro florestal.
Os alunos que foram até a universidade também participaram de passeio na trilha e visita ao museu de história natural, de paleontologia e ao laboratório de solos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as equipes das escolas da rede municipal também promoveram o plantio de mudas de árvores nativas nas unidades de ensino. Os alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) também desenvolveram atividades para celebrar o dia da árvore e incentivar a proteção ao meio ambiente. No CEI Carlos Drummond de Andrade, no Campo D’Água Verde, as crianças produziram diversos trabalhos utilizando materiais recicláveis, realizando durante todo o dia uma exposição com as atividades feitas sob orientação dos professores e monitores.