Dia da Cerveja Brasileira é homenagem a canoinhense

Data foi criada em homenagem ao cervejeiro canoinhense Rupprecht Loeffler                                                

 

Por: Paulo Luis Cordeiro, do Portal da Ilha

 

Segunda-feira, 5, comemorou-se o Dia da Cerveja Brasileira, uma homenagem a um ilustre canoinhense. Rupprecht Loeffler ou, simplesmente, “Seu Lefra”, faleceu em 2011 aos 93 anos. Se vivo, completaria 99 anos nesta segunda. Era o mais antigo mestre cervejeiro do país em atividade. Fundada em 1908 por Otto Loeffler, a Cervejaria Canoinhense faz sucesso com receitas secretas – dentre elas a Cerveja Jahu e a Nó de Pinho – há quase cinco gerações e todas seguem a Lei da Pureza Alemã. Por falar em Alemanha, todos os barris de madeira da Canoinhense são alemães e se mantêm na fábrica até hoje.

 

O Brasil já conta com mais de 400 cervejarias – entre grandes e micros – e a venda das nacionais só cresce no Brasil. O mercado cervejeiro brasileiro é, hoje, o terceiro maior do mundo, com produção de 140 milhões de hectolitros ao ano – 1,5% disso representado pelo segmento de cervejas artesanais, que cresce 40% ao ano no país. Em Santa Catarina existem perto de 50 microcervejarias, somente na Grande Florianópolis já são 18 empreendimentos.

 

Carlos Lapolli, presidente da Associação das Microcervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), conta que Santa Catarina produz mais de 1 milhão de litros ao mês de cerveja artesanal, através de cerca de 50 marcas. “A data é uma grande homenagem à um grande cervejeiro que viveu durante todo o século 20, que foi seu Rupprecht Loeffler, ele representa todo um espírito do empreendedor cervejeiro que se mantém fiel a produto de qualidade, buscando inovação, sabores novos, e resistindo à grandes corporações”, completa Lapolli.

 

Dados da Acasc apontam que hoje são 300 rótulos diferentes. “Embora Santa Catarina seja referência quando o assunto é a bebida, não dá pra negar a influência que Blumenau exerce sobre essa trajetória. Alguns exemplos deixam isso ainda mais claro. A cerveja artesanal é uma representante do que o estado tem a oferecer para o mundo: uma experiência gastronômica e turística diferente, produtos de qualidade e valor agregado.”, informa o presidente.

 

ASSISTA AO CURTA-METRAGEM PROTAGONIZADO POR LOEFFLER

Rolar para cima