Município reconheceu mais duas mortes de canoinhenses ocorridas fora da cidade
Canoinhas registra oficialmente 16 óbitos pelo novo coronavírus. A Central de Covid-19 da Secretaria de Saúde de Canoinhas comparou nesta semana os números municipais com os dados fornecidos pelo Estado.
Além dos 14 falecimentos de canoinhenses no município de Canoinhas, a Secretaria de Estado da Saúde contabiliza para Canoinhas a morte de outras duas pessoas: em 25 de agosto e em 19 de novembro.
O óbito de 25 de agosto é de uma idosa de 65 anos moradora de Canoinhas. Seu falecimento, no entanto, ocorreu em Curitiba (PR). No dia 19 de novembro, outro canoinhense, de 86 anos, morreu na cidade de Campo Alegre.
Dessa forma, rechecando os dados, a Secretaria de Saúde de Canoinhas reconhece, agora, 16 óbitos. “E ainda temos casos de outros canoinhenses vítimas do novo coronavírus que não são computados por nós e entram nas estatísticas de outros municípios por residirem há anos em outras cidades”, alerta a secretária de Saúde, Kátia Oliskoswski.
É o caso de pelo menos outros três pacientes que faleceram em outras cidades: em abril um médico pediatra nascido em Canoinhas faleceu em Balneário Camboriú. Em junho, um homem de 58 anos morreu em Jaraguá do Sul e em agosto uma mulher de 59 anos veio a óbito em Florianópolis.
“Independente de números, continuamos trabalhando para salvar vidas. As vítimas da covid são o amor de alguém: são pessoas que deixaram entes e amigos. Desde março temos trabalhado incansavelmente para conter o avanço do novo coronavírus”, garante Katia.
Neste início de semana, Canoinhas ultrapassou os mil casos registrados de covid-19 no município. “Ressaltamos que a alteração nos números de maneira alguma beneficia financeiramente o município. É falsa a notícia de que Canoinhas recebe mais recurso pela quantidade de mortes ou quantidade de casos registrados. Pelo contrário, quanto mais casos, pior a situação porque temos mais gastos, é mais trabalho no monitoramento e atendimento”, esclarece Kátia.
EXAMES
Canoinhas tem recebido em média de 150 testes semanais para covid. Por intermédio da regional de Mafra, estes exames vão para o Lacen. O Município fez a aquisição de 1000 testes rápidos também e está em processo de compra de outros PCRs. No fim de semana, conforme o JMais noticiou, faltaram exames na Central Covid. Os exames foram repostos na noite desta terça-feira, dia 1º.
AS VÍTIMAS FATAIS EM CANOINHAS
No dia 2 de julho, a Secretaria de Saúde de Canoinhas confirmou a primeira morte por covid-19 no município. Um homem de 56 anos que estava internado em estado grave no Hospital Santa Cruz (HSCC) testou positivo para a doença cuja pandemia havia sido decretada quase quatro meses antes.
Quatro dias depois, veio a notícia da segunda morte. Uma mulher de 63 anos que recebeu atendimento no Centro de Referência da prefeitura e foi internada um dia antes no Hospital Santa Cruz morreu em 6 de julho.
A terceira vítima foi registrada sete dias depois. O paciente era um idoso de 84 anos que tinha comorbidades.
O intervalo de mortes foi estreitado ainda mais. A quarta vítima fatal de Canoinhas foi registrada na noite de 26 de julho, e a quinta na manhã seguinte. Trata-se de um homem de 66 anos, morador de Rio da Veada, interior de Canoinhas, que estava internado desde o dia 16 de julho.
Em menos de 24 horas, entre os dias 26 e 27, três pessoas morreram na ala covid-19 do Hospital Santa Cruz. A terceira vítima é de Três Barras.
A sexta vítima fatal foi a que mais comoveu e chocou a cidade. Com comorbidades e internado há dias, morreu no dia 1º de agosto aos 71 anos o professor Ederson Mota.
A sétima vítima foi uma idosa de 81 anos que internou no dia 24 de julho em Jaraguá do Sul e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Cruz de Canoinhas no dia 27. Ela estava sendo monitorada desde o dia 22. Morreu no dia 6 de agosto.
Já a oitava vítima fatal foi um idoso de 68 anos que estava internado em Mafra, onde faleceu. Segundo a Secretaria, ele começou a apresentar os primeiros sintomas do novo coronavírus no dia 23 de julho e faleceu no dia 10 de agosto.
A nona vítima fatal foi registrada no dia 13 de agosto. O paciente de 81 anos estava sendo monitorado há quatro dias. O morador do bairro Água Verde faleceu no Hospital Santa Cruz.
Canoinhas chegou a 10 mortes por covid-19 no dia 4 de outubro. Um senhor de 61 anos, morador do Campo d’Água Verde, apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 29 de setembro e faleceu seis dias depois. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas, a família está isolada.
Uma idosa de 64 anos foi a 11ª vítima de covid-19 no município de Canoinhas. Ela estava internada e faleceu em Canoinhas no dia 24 de outubro. A mulher morava sozinha e havia sido internada quatro dias antes, com fraqueza e falta de ar. A infecção pelo novo coronavírus foi confirmada por um teste rápido. Ela chegou a ser intubada, mas não resistiu. Familiares não apresentaram sintomas da doença.
Canoinhas registrou o 12° óbito por covid-19 no dia 16 de novembro. O paciente de 59 anos era morador de Rio D’Areia. Ele internou no dia 30 de outubro e foi intubado no dia 3 de novembro vindo a falecer 13 dias depois.
Já as 13ª e 14ª mortes foram registradas no final de semana passado.