Por determinação da Superintendência Regional do DNIT de Santa Catarina está aberto, em regime de emergência, o processo para contratação de empresa especializada para a recuperação da BR 280, Km 95, entre São Bento do Sul e Corupá. A pista neste trecho cedeu totalmente no último final de semana em razão das fortes chuvas que atingiram o Estado, e não há previsão de quando o tráfego no local será normalizado.
Nesta quarta-feira, 11, o superintendente, Vissilar Pretto, percorreu a BR 280 para verificar a situação que, segundo ele, é bastante crítica em alguns pontos. A situação mais grave é a do Km 95 onde houve escorregamento de aterro.
Nos kms 128, travessia urbana de Rio Negrinho; 133 na divisa dos municípios de Rio Negrinho e Mafra, junto à ponte sobre o Rio Preto; 154 no Rio da Areia e, no Km 225 na divisa de Três Barras e Canoinhas, no Rio Canoinhas, a pista ainda está inundada. Se permanecerem às condições de tempo bom, sem a incidência de chuvas, a previsão é de que em cerca de cinco dias as águas baixem e seja possível trafegar por estes locais.
No Km 298 em Rio das Casas, Porto União, também houve interrupção total da BR 280. No entanto, informa o DNIT, a partir de amanhã o trecho será liberado.
Como não há possibilidade de trânsito na BR 280 no trecho entre Corupá e Mafra, a opção dos motoristas é a de utilizar a rodovia estadual do Paraná para São Bento do Sul até Quitandinha e chegar à BR 116.