A dois dias da liberação do FGTS, fila na Caixa de Canoinhas

Agência vai abrir mais cedo na sexta e terá expediente, também, no sábado                                    

 

A dois dias de o Governo Federal liberar o saque do FGTS inativo para quem pediu demissão e que por isso não pode sacar o Fundo de Garantia à época, uma fila quilométrica se formou em frente à Caixa Econômica Federal de Canoinhas na manhã desta quarta-feira, 8. São pessoas com dúvidas sobre como sacar o valor, onde consultar ou que não encontraram o valor que julgavam ter disponível quando consultaram o saldo pela internet. As filas têm sido cotidianas, mas quebraram recorde nesta quarta.

 

Ciente de que a alta procura pelo FGTS inativo vai provocar muito movimento na sexta-feira, 10, quando de fato o valor será liberado para os primeiros beneficiários (veja calendário abaixo), a Caixa prepara uma operação de guerra para este fim de semana. Na sexta-feira a agência abre às 8 horas. Das 15 mil pessoas com direito ao FGTS inativo na comarca (Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Três Barras e Major Vieira) e que podem sacar o FGTS na Caixa de Canoinhas, 3,4 mil pertencem a esse primeiro grupo com direito a efetuar o saque a partir desta sexta.

 

No sábado, 11, a Caixa abre das 9 às 15 horas só para atender clientes que queiram tratar do FGTS inativo. Na segunda e na terça-feira da próxima semana, a agência de Canoinhas abre as 8 horas para dar conta de atender todo o contingente.

 

A agência já tem cinco funcionários atendendo somente casos de quem procura informações sobre o FGTS. Mesmo assim, a fila para fora da agência tem sido grande. Os funcionários têm orientado as pessoas a não formarem fila na sala de autoatendimento, para não inviabilizar o trânsito de quem busca os caixas eletrônicos.

 

Quem procura outros serviços como pagamento de contas também tem de entrar na fila.

 

 

CALENDÁRIO

Os pagamentos serão realizados entre março e julho. Beneficiários nascidos nos meses de janeiro e fevereiro poderão procurar as agências entre esta sexta-feira, 10, e 9 de abril.

 

Quem nasceu em março, abril e maio vai sacar entre 10 de abril e 11 de maio. Trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho e agosto vão sacar entre os dias 12 de maio e 15 de junho. Nascidos em setembro, outubro e novembro vão receber os valores entre 16 de junho e 13 de julho. Os trabalhadores nascidos em dezembro vão fazer o saque entre os dias 14 e 31 de julho.

 

 

A Caixa criou uma página especial e um serviço telefônico para tratar das contas inativas no site do banco. O banco orienta que os trabalhadores acessem o endereço www.caixa.gov.br/contasinativas ou liguem no 0800-726-2017, para que possam, de forma personalizada, saber o valor, data e local mais convenientes para os saques.

 

Os beneficiários também podem acessar o aplicativo FGTS para saber se têm saldo em contas inativas, mas é necessário lembrar que os saques só podem ser feitos em contas que foram desativadas até  31 de dezembro de 2015.

 

 

Rolar para cima