Dentre vários motivos/causas da famosa “Dor nas Costas” podem-se citar como principais: lombalgia comum, cifose, lordose, escoliose, desgaste e hérnia de disco.
Elas que podem ser originadas com a má utilização da musculatura que sustenta a coluna vertebral e consequentemente toda a estrutura corpórea, são problemas, mas todas tem tratamento.
A causa para o seu surgimento se deve ao fato de, na maioria das vezes, ainda quando crianças e adolescentes não percebermos o risco que corremos executando movimentações físicas inadequadas à nossa estrutura física ou mantendo uma postura que não ofereça distribuição uniforme do peso corporal. Sem falar da comum inobservância das cargas utilizadas nas mochilas escolares e em tarefas comuns do trabalho físico diário.
Como educador físico, me cabe a tarefa de alertar para tais riscos e, principalmente, indicar recursos para saná-los.
Quando o problema já se encontra em estágio avançado, comumente o tratamento inicia-se com remédios. Mas se em estágio inicial, os problemas relacionados ao sedentarismo, lesões, má postura e excesso de carga podem ser tratados ou amenizados com a reabilitação física orientada por um profissional da área de educação física ou fisioterapia. Isso dependerá de cada caso.