Joaquim Josiel Morais e Vilmar Ribeiro Domingues Maciel serão julgados por tentar assassinar Ezequias Martins de Lima nesta sexta-feira, 26, pelo Tribunal do Júri de Canoinhas. O crime aconteceu em 20 de agosto de 2014 em Três Barras.
Segundo a denúncia, enquanto se dirigiam até o pátio do guincho em Três Barras, conduzindo um veículo Fiat/Palio Fire, os denunciados acompanhados de um adolescente, avistaram a vítima em frente à Escola de Educação Básica Colombo Machado Sales e o abordaram armados com um revólver. Ao ver os acusados, Ezequias tentou fugir em sua motocicleta, momento em que Maciel e Morais o seguiram. A perseguição ocorreu até a SC-303, próximo ao portal da cidade, onde a vítima derrubou sua motocicleta no chão e tentou correr. Nesse momento, Morais sacou a arma de fogo que portava e efetuou disparos contra Ezequias. Ato contínuo, Morais e Maciel, movidos por clara intenção de matar o rapaz, desceram do carro e derrubaram Ezequias. Com a vítima no chão, Joaquim, instigado pelo acusado Vilmar, munido do revólver desferiu diversas coronhadas contra a face da vítima, causando-lhe ferimentos.
“Todavia, o crime não se consumou por circunstâncias alheias à vontade dos denunciados, uma vez que o ofendido foi socorrido rapidamente e recebeu o adequado tratamento médico”, cita o Ministério Público na denúncia.