Acidente aconteceu na manhã desta segunda, no bairro Boa Vista
Uma bombeira comunitária ficou ferida durante um auxílio para retirada de uma árvore que ameaçava uma edificação na rua Paulo Ritzmann, no bairro Boa Vista, em Canoinhas. O caso aconteceu por volta das 10h15 desta segunda-feira, 21, quando o Corpo de Bombeiros de Canoinhas recebeu um chamado pelo 193, com a informação de que durante o corte de um pinheiro, a árvore acabou pendendo para uma edificação. Em seguida, uma equipe de bombeiros foi até o local e verificou que não havia cabo de segurança segurando a árvore, somente uma cunha.
O operador da motosserra, de 57 anos, informou que ao cortar a árvore, ela acabou voltando e pendendo para cima da edificação e que havia chamado uma máquina retroescavadeira para auxiliar no corte.
O operador foi avisado de que quando a máquina retroescavadeira chegasse, seu condutor devia somente se posicionar e aguardar. Em seguida, os bombeiros constataram que não podia ser usado escada devido risco de queda e inclinação da árvore. Com o uso de cabos e vergalhões de construção, os bombeiros amarraram e elevaram o mais alto possível.
Ao realizarem a tração com sistemas de roldanas para a árvore voltar ao lugar, chegou a retroescavadeira que começou a se posicionar ao lado da árvore. Enquanto era concluída a tração para efetuar a amarração, os bombeiros verificaram que o operador da máquina estava empurrando a árvore, pendendo-a para cima da equipe de socorristas. Imediatamente o chefe de socorro, sargento França, e os bombeiros comunitários Massaneiro e Gravi, saíram do local, pois a árvore estava caindo.
Após a queda da árvore, a bombeira comunitária Gravi gritou e foi encontrada embaixo dos galhos da árvore com fortes dores na região pélvica e na coluna região lombar.
Diante do acidente, foi acionada uma equipe e a viatura pré-hospitalar ASU 428 e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), comparecendo no local a ASU 428 e a médica do Samu, doutora Vera.
Realizados os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, a vítima foi conduzida a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas para atendimento médico.