Durante ocorrência, bombeiro é atingido por roda de caminhão

Higor Andrei de Andrade, de 25 anos, segue internado em estado grave

 

O soldado do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul, Higor Andrei de Andrade, de 25 anos, foi atingido por uma roda de caminhão enquanto prestava atendimento. O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira, 9, por volta das 12h15, na Rodovia do Xisto – BR-476, entre a localidade do Santana e o centro de São Mateus do Sul. Após estabilizado, ele foi levado para o Hospital Cajuru, em Curitiba.

 

.

A reportagem do Portal e rádio Cultura Sul FM apurou que um automóvel Fiat Strada, com placas de São João do Triunfo, saía do Posto Marin, na localidade do Santana, quando atravessou na frente de um caminhão caçamba que seguia sentido Curitiba. O motorista da caçamba tentou tirar o caminhão para o lado contrário da pista, tentando evitar a colisão, mas não conseguiu.

Poucos minutos após a batida, o Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul já estava no local, prestando os primeiros socorros para o condutor do Fiat Strada. Nesse momento um caminhão com câmara fria que seguia sentido a União da Vitória, ao passar pelo acidente teve a roda traseira desprendida. Esse rodado, solto, acabou atingindo o soldado Higor.

O bombeiro atingido caiu imediatamente após a batida. Em seguida, os outros socorristas prestaram atendimento a ele, que foi imobilizado e colocado na viatura dos bombeiros, juntamente com a vítima da Fiat Strada. Ambos foram conduzidos ao Pronto Atendimento do município, “em estado de grande urgência”, conforme a corporação.

Imediatamente, o Tenente Felipe, responsável pelo Corpo de Bombeiros do município de São Mateus do Sul, iniciou contato com o transporte aeromédico de Curitiba, visando remover o soldado ferido. Por volta das 15h, a aeronave desceu na cidade e fez o transporte do socorrista ferido para o Hospital Cajurú, da capital paranaense.

As informações do Corpo de Bombeiros são de que o soldado Higor sofreu lesões que causaram feridas superficiais ou profundas, irregulares e retraídas, com bordas traumatizadas. A roda atingiu o crânio e a face de Higor e, conforme o tenente da corporação, o socorrista apresentou quadro de ‘rigidez abdominal’. Por isso, foi necessário contato com o Serviço Móvel de Urgência (Samu) de São Mateus do Sul para removê-lo até o helicóptero, que seguiu para Curitiba.

 

 

 

 

TESTEMUNHAS

Colegas de Higor relataram que ao escutar, “o pneu acertou o bombeiro”, correram até o colega para prestar o atendimento. “Nós nos deparamos com o Higor caído na frente de uma das viaturas, totalmente confuso e não sabendo o que tinha acontecido, sem se lembrar. Também já apresentou lesões na face e na cabeça”, comentou o socorrista que o atendeu.

 

 

Veja um vídeo do momento do acidente, clicando aqui

 

 

Por sua vez, o motorista do caminhão que teve a roda desprendida, disse que o caminhão passou por manutenção nesta terça-feira, 8. O soldado Benhur conta que o motorista do caminhão ainda informou que quando viu a sinalização do acidente, freou o veículo. Nesse momento a roda se soltou e atingiu o bombeiro.

 

 

O comandante ressaltou que a corporação de São Mateus do Sul possui 21 bombeiros, sempre disponíveis em plantões e trabalhos para auxiliar a população. “Os bombeiros passam muito tempo no quartel. Eu mesmo fico de segunda a sexta e nos tornamos uma família unida”, frisa o tenente. “Nós damos a nossa vida para salvar a vida dos outros. Nos preparamos para tudo: água, fogo, fumaça e acidentes. Porém, em um momento em que menos esperamos, as coisas acontecem, como foi esse caso”, analisa.

 

 

Por fim, Felipe relatou que o soldado Higor já é um guerreiro, pois já venceu o câncer duas vezes, passando por tratamentos específicos. O socorrista ferido voltou a trabalhar no mês de novembro de 2018.

 

O tenente agradeceu o comandante do Corpo de Bombeiros de Irati por disponibilizar uma viatura e uma equipe para o transporte da família do soldado Higor para Curitiba, onde ele segue internado em estado grave.

Rolar para cima