Norma Pereira e Leoberto Weinert devem ganhar musculatura para a disputa municipal
DE OLHO EM 2020
Em política, ao mesmo tempo que tudo muda de repente, é preciso trabalhar o agora de olho no futuro. Quem está na pista neste pleito sabe que se não vingar, o que importa é criar vitrine para 2020. Foi assim com Beto Passos (PSD), que em 2012 se cacifou na disputa pela Assembleia Legislativa a disputar (e vencer) a Prefeitura pela segunda vez.
Nesse caso, ele não se elegeu, mas sua boa votação o tornou um “derrotado vitorioso”, por assim dizer. Ganhou respeito e visibilidade, tanto que ganhou o respeito de Renato Pike (PR), decisivo para sua eleição.
Agora, por sinal, é Pike quem está na pista. Quer a eleição, obviamente. Se não se eleger, prevejo dias sombrios na Prefeitura de Canoinhas. Acerto feito antes da eleição de 2014 dava conta de que Pike seria prefeito em 2020. Passos, como todos que provam do poder, quer mais.
Ao que tudo indica, no entanto, Pike quer mesmo é a Assembleia. Leoberto Weinert (MDB) nem tanto. Em entrevista ao JMais ele não disse nem que sim nem que não quando perguntado se no caso de derrota em outubro iria para a disputa pela prefeitura em 2020. A leitura nas entrelinhas é clara. Se Weinert não for eleito em outubro, Passos que se prepare porque vai enfrentar um ex-prefeito que deixou o Paço com bons índices de aprovação, isso depois de oito anos de poder.
Na disputa federal, Norma Pereira (PSDB) começou com tudo, mas os problemas de saúde de seu marido, Francisco Vital Pereira, a tiraram do corpo a corpo com o eleitor. Se não emplacar, uma eleição como prefeita seria um bom consolo. A conferir.
FALANDO EM NORMA
Há mais um bom motivo para ela confrontar Pike e Leoberto em 2020. Nenhum dos dois a apoia. Enquanto Weinert pede votos para Carlos Chiodini (MDB), de Jaraguá do Sul, Pike pede votos para Jorge Goetten, de Rio do Sul.
A posição dos dois é contraditória. Pregam o voto regional e apoiam gente de fora.
UNIDOS POR MAURO
Se Pike e Weinert disputam os mesmos votos, quando o assunto é candidato a governador, os dois concordam. Ontem, durante a passagem de Mauro Mariani (MDB) por Canoinhas, os dois desfilaram ao lado dele durante passeata por Canoinhas e Três Barras.
A CHANCE DO PLANALTO NORTE
Prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini (MDB) disse que eleger Mauro Mariani (MDB) é a grande chance de o Planalto Norte ser atendido em seus pleitos. “Outra chance como essa só em 100 anos”, dramatizou.
Severgnini usou dados concretos de quanto o deputado já ajudou a região, provando que se eleito for vai fazer muito mais.
SEM ESPERANÇAS PARA A SC 477
Governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) disse em entrevista nesta quinta-feira, 13, a vários veículos de imprensa que o empréstimo do BNDES que, segundo ele mesmo, bancaria a reforma completa da SC-477, rodovia que liga Canoinhas à BR-116, subiu no telhado.
O financiamento de R$ 723 milhões é o mesmo que seria utilizado inicialmente para o Fundo de Desenvolvimento dos Municípios (Fundam) e depois que o emedebista assumiu foi redirecionado para obras maiores. A Secretaria do Tesouro Nacional reviu a autorização dada para o empréstimo após analisar novamente os balanços do Estado. Constatou gastos com folha de pagamento maiores que o anunciado pela exclusão dos custos com abono permanência e os salários da Defensoria Pública e do Ministério Público de Contas. O procedimento é aceito pelo Tribunal de Contas do Estado, mas foi vetado em Brasília.
RECADO AOS CANDIDATOS
Segundo o colunista do Diário Catarinense, Upiara Boschi, o governador também reclamou que os candidatos não estão ainda discutindo os reais problemas do Estado e que precisam ser mais realistas nas promessas de campanha. Ressaltou, que o custo com cargos comissionados é hoje cerca de 0,8% da folha de pagamento – uma indireta a Gelson Merisio (PSD) que promete extinção radical desses cargos. Mas o alerta o alerta geral vale para o aliado Mauro Mariani (MDB) e para o petista Décio Lima (PT).
“Indiscutivelmente, os grandes assuntos não estão sendo discutidos. Essas questões é que comprometem a classe política, porque quando você tem oportunidade, tempo de televisão, os debates e entrevistas individuais que as emissoras disponibilizam. E (os candidatos) estão em indo em questões irreais”, alfinetou Moreira.
13º
A segunda parte da primeira parcela do 13º salários dos servidores do Estado será paga na próxima terça-feira, 18. Em julho os servidores receberam 25% do montante. Agora receberão os outros 25%.
SEGURANÇA
Governador Pinho Moreira autorizou a Polícia Militar a fazer um concurso ainda em 2018 para mais mil soldados. A contratação só será feita em 2019, se o próximo governador de SC autorizar.