Balanço dos quatro anos de mandato mostra que só cinco dos 16 deputados federais e três dos 40 estaduais mandaram verbas para o município
Dos 16 deputados federais eleitos por Santa Catarina, apenas cinco assinaram emendas destinadas a Canoinhas. As emendas são uma espécie de verba de gabinete a que os deputados têm direito. Anualmente, eles podem destinar parte do orçamento da União em dinheiro para as obras que bem entenderem – geralmente para suas bases eleitorais. Mauro Mariani (PMDB), deputado mais votado em Canoinhas em 2010, foi o campeão de emendas nos últimos quatro anos. Destinou R$ 3,8 milhões a Canoinhas no atual mandato (veja quadro ao lado). No mandato anterior ele já havia encaminhado R$ 2,4 milhões para o município, dinheiro que viabilizou obras como a reforma da avenida Expedicionários.
Nesta legislatura o dinheiro serviu para pavimentações e vai viabilizar a reforma do Parque de Exposições Ouro Verde.
Entre os estaduais, Aguiar também encaminhou recursos para o Parque. Foram emendas dele, também, que permitiram a reforma do Estádio Ditão e a compra do tomógrafo do Centro de Diagnóstico por Imagem.
O JMais pediu que os dez deputados federais e os dez estaduais mais votados em Canoinhas em 2010 enviassem a relação de emendas destinadas a Canoinhas neste mandato.
Entre os federais, Esperidião Amin (PP) e Zonta (PP) não enviaram lista até o fechamento desta edição. Paulo Bornhausen (PSD) enviou nota justificando que se licenciou do mandato para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável no início do governo de Raimundo Colombo. “Desde então, tem dado ampla atenção ao Planalto Norte. A BMW, que é um esforço pessoal de Bornhausen, está sendo instalada em Araquari e vai gerar empregos em todos os municípios da região. Além disso, Bornhausen criou como secretário os Centros de Inovação de SC. Um deles será instalado em São Bento do Sul e contemplará todo o Planalto Norte”, diz a nota.
Já entre os estaduais, Valdir Cobalchini (PMDB) também justificou a falta de emendas pelo fato de ter assumido a Secretaria de Obras do Estado. Os deputados Ana Paula Lima (PT) e Dirceu Dresch (PT) não enviaram seus relatórios até o fechamento desta edição.
NÃO ELEITOS
Dos dez candidatos a deputado estadual mais votados em Canoinhas, Edmilson Verka (PSDB), Eni Voltolini (PP) e Natal (PSDB) não se elegeram.
Dos eleitos, Sargento Soares (PSol), o sexto mais votado no município, enviou nota ao JMais justificando o fato de não ter enviado nada para Canoinhas. “O deputado participou da construção, votou e ajudou a aprovar todas as proposições dirigidas ao Planalto Norte através do Orçamento Regionalizado desde 2007. O parlamentar é participante ativo e entusiasta desse instrumento de participação da comunidade em todas as regiões do Estado, já que foi o único deputado que recebeu votos em todos os municípios de Santa Catarina”, diz a nota.
Dos dez candidatos a deputado federal mais votados em Canoinhas, Dalmo Claro (PMDB) e Chico Mineiro (PTB) não se elegeram.
Para o deputado Antonio Aguiar, recordista no envio de emendas estaduais a Canoinhas, esses dados mostram a importância de se votar em candidatos da terra. “É dessa maneira, com representatividade na Assembleia, que o Planalto Norte não será esquecido e terá a chance de crescer e se desenvolver”, afirmou.