Em artigo, Telma Bley culpa sua sucessora por falta de medicamentos

Segundo a ex-secretária de Saúde e atual vereadora de Canoinhas, Angela Damaso agiu com descaso “perante a situação. Ainda a alertamos sobre o que poderia ocorrer”

 

A vereadora Telma Bley (PMDB) enviou um artigo ao JMais no qual se defende e culpa sua sucessora à frente da Secretaria de Saúde de Canoinhas em 2016, Angela Damaso da Silveira, pela falta de medicamentos no final do ano passado, problema até agora não solucionado. Na quinta-feira, 24, o JMais publicou reportagem expondo prints de conversas em um grupo de Whats App denominado Saúde 15 15015, no qual o gestor de compras de medicamentos da Secretaria, Claudio Mathias, teria postado que a partir do dia seguinte à eleição de Beto Passos (PSD) não se compraria mais nada. O JMais tentou contado com Angela, mas não obteve retorno.

 

Leia a íntegra do artigo:

 

“Vamos fazer gestão e não perder tempo com competições desnecessárias ao processo de crescimento de Canoinhas”

Referente à matéria publicada no JMais, inclusive contendo prints enviados para o meio de comunicação anonimamente (SIC), temos a considerar:

A Vereadora e Assistente Social Telma Bley, foi Secretária Municipal de Saúde de Canoinhas, por onze anos e três meses, tendo feito um trabalho pautado nas necessidades da população Canoinhense, com a implantação de muitos equipamentos (unidades de saúde), novos programas e uma estratégia organizacional no setor de compras, para que o atendimento referente a produtos medicamentosos e materiais médico hospitalares, não apresentasse deficiência.

Telma Bley deixou o cargo de Secretária Municipal de Saúde no dia 30 de março de 2016, ficando para substituí-la a atendente de farmácia ANGELA CRISTINA DAMASO DA SILVEIRA, escolhida pelo então prefeito da época.

A partir desse momento, a citada substituta ficou responsável por todo e qualquer serviço oferecido à população, no âmbito da saúde pública, com a responsabilidade de garantir atendimento básico e especialmente o emergencial para a população de Canoinhas e alguns municípios circunvizinhos pactuados com nosso município.

O Servidor CLAUDIO HENRIQUE MATHIAS, técnico de extrema competência, tinha a responsabilidade de fazer os levantamentos dos itens a serem comprados e repassá-los para a Secretária de Saúde Ângela, sendo que esta era a responsável pelos trâmites junto ao setor de compras. Mas na verdade não deu a devida atenção às necessidades da estrutura e se fez de indiferente perante os serviços que exigiam a sua presença em tempo integral de expediente e alinhamentos com prefeito para que providenciassem os materiais necessários. Assim, observamos descaso da gestora perante a situação e ainda a alertamos sobre o que poderia ocorrer. Apesar de que Claudio sempre acabava correndo atrás do setor de compras e contador para que as coisas não ficassem paradas. Ainda a ex-secretária Ângela teceu comentários em rede social “que era uma vergonha a Vereadora “vendida”, Telma ter ido à Brasília com o atual prefeito Gilberto dos Passos”. Mas a maior vergonha cometida por Ângela, foi não providenciar a licitação para a compra de

medicamentos para o recesso de final de ano, e não programar com a equipe de transição logo que esses assumiram as reuniões. Ainda que o Servidor Claudio que teve essa atitude no dia 5 dezembro, quando observou que iriam faltar insumos.

Durante os anos em que Telma esteve como Secretária Municipal de Saúde, jamais o prefeito deixou de olhar para essa importante pasta e eram realizadas várias reuniões para deixar a estrutura funcionando sem problemas nos recessos de finais de ano e férias coletivas.

Portanto, CLAUDIO HENRIQUE MATHIAS, não tem responsabilidade alguma pela falta de insumos que ocorreu na transição de governo, tampouco diria em rede social que “não iria comprar mais nada”.

Quanto aos prints que incluem o nome “Telma” e falácias de depreciação se referindo a outros candidatos, há várias pontualidades que estamos observando, até chegarmos à conclusão efetiva da alteração das conversas. Este artifício (apagar trechos e incluir frases ou imagens) é muito fácil de ser realizado.

Telma Bley pode dizer tranquilamente que por onze anos e três meses em que foi Secretária Municipal de Saúde, fez um trabalho digno, reconstruindo a saúde de Canoinhas e, nunca tendo qualquer penalização junto ao Tribunal de Contas ou Ministério Público. Foi uma gestão de muitos anos, trabalho em equipe, embora que nem todos se dedicavam, mas os que o faziam, trabalhavam em demasia.

Se formos juntar todos os prints verdadeiros, nos deparamos com vários tipos de comentários. Temos vários que depreciam muitos candidatos, pessoas e situações.

Esses prints que compõem a matéria em questão foram alterados e viabilizados para a imprensa, por meio de uma “profissional” que está necessitando imediatamente de um tratamento psicoterápico e até medicamentoso, se for o caso, por se tratar de um transtorno afetivo.

Segundo Márcia Homem de Melo, “a pessoa que tem esse transtorno da INVÍDIA, é capaz de boicotar, fazer armadilhas, a fim de destruir o outro. Quer provar, ao menos para si mesma, que ela é a melhor. Mas no seu íntimo sente-se menor que os outros. Também, esse sentimento de INVÍDIA é perturbador para quem o possui, pois os acometidos por essa patologia carregam um sentimento de tristeza pelo que o outro tem, sejam coisas materiais, atributos e qualidades inerentes ao ser”.

A INVÍDIA, também chamada de síndrome de OTELO (ver Willian Shakespeare), demonstra muito bem essas problemáticas no mundo corporativo. O desejo de poder e sucesso é o gatilho de ações carregadas, inclusive levando aos chefes maiores, acusações mentirosas para denegrir a imagem do outro. Essas atitudes prejudicam o andamento dos trabalhos na empresa.

Estes pontos servem para refletirmos sobre a conduta de nossos companheiros de trabalho e sobre as nossas.

Diante desses fatos, a Vereadora e Assistente Social Telma Bley tem plena convicção do cumprimento competente da grande missão em administrar uma pasta por tantos anos, com responsabilidade e sem deixar serviços paralisados.

Atualmente Telma Bley, Assistente Social da Secretaria de Habitação está trabalhando em sintonia e respeito para com o prefeito eleito Gilberto dos Passos, bem como o Vice-prefeito Renato Pick, não tendo nenhum tipo de animosidade que afetem o andamento dos programas.

A missão que lhe foi conferida desde que assumiu seu papel de Assistente Social e agora Vereadora é a de atender a população com zelo, dedicação e fidelidade.

Por favor, vamos substituir a INVÍDIA e a SINDROME DE OTELO, por trabalho e integração entre as secretarias.

O povo espera isso dos agentes públicos.

De nada adianta ficar fazendo textos e textos em redes sociais, perdendo tempo com assuntos demagógicos que não resultam em ações para a população. Inclusive achamos a confecção deste documento, perda de tempo, porém necessário neste momento.

Portanto, nossas preocupações são outras, de cunho social para o bem estar da população de Canoinhas.

Canoinhas, 25 de fevereiro de 2017.

TELMA BLEY

ASSISTENTE SOCIAL

VEREADORA”

Rolar para cima