Segundo o prefeito houve invasão de área pública por parte da empresa
O empresário César Fuck, proprietário da Ervateira Yacuy, solicitou direito de resposta sobre fala do prefeito Beto Passos (PSD) em entrevista concedida ao JMais no sábado, dia 1º. Durante a entrevista, replicando críticas sobre seu governo, Passos disse que há um empresário que invadiu propriedade pública, “uma parte que não tinha nada a ver com o que tinha sido aprovado pela Câmara de Vereadores por meio de projeto de lei”, afirmou sem citar nomes. Fuck se sentiu ofendido pela fala do prefeito. Segue o direito de resposta na íntegra assinado por Fuck:
“Neste último sábado, dia 1º de agosto, em entrevista ao portal JMais, o prefeito Beto Passos se utilizou de uma MENTIRA estapafúrdia para FALSAMENTE atribuir a empresa Erva Mate Yacuy um crime de invasão de propriedade pública, bem como acusar um de seus sócios de agressão e intimidação, pois bem:
Cabe primeiramente ressaltar que a empresa reivindicava tal rua desde outubro de 2018, para seu projeto de expansão, fato que diante da inércia e incompetência do poder público municipal somente foi consumado parcialmente em outubro de 2019, meses após a conclusão da obra a qual teve seu projeto completamente alterado e atrasado em decorrência desta omissão da prefeitura.
Dias após a Câmara de Vereadores, por unanimidade, aprovar a cessão parcial da rua, (projeto este que havia sido retirado de pauta a mando do prefeito, numa clara tentativa de coação) a empresa foi notificada por suposta invasão. Por meio de seu advogado, foi apresentada defesa administrativa perante a prefeitura de Canoinhas com todos os documentos comprobatórios da legalidade de seus atos, tais como georreferenciamento, mapa e matrícula atualizada do terreno.
Mesmo após apresentação dos documentos e mapas que comprovaram quem é de fato o invasor do bem público, até hoje a prefeitura não tomou as medidas legais para cessar tal ato usurpador, prevaricando de suas funções fiscalizadoras e do dever de agir.
Quanto as alegações do prefeito a respeito de um dos sócios da empresa, os fatos passados são cristalinos para demonstrar quem é que tenta de todos os meios calar a liberdade de expressão de pessoas contrárias a sua administração, inclusive tentando silenciar a imprensa, isso sim é INTIMIDAÇÃO. Já o fato de haver irregularidades em tantos processos licitatórios, gratificações irregulares a funcionários comissionados bem como acúmulo irregular de cargos, todos julgados pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, isso sim se configura como uma verdadeira AGRESSÃO aos pagadores de impostos.
Portando serão tomadas as devidas medidas legais, cíveis e criminais contra o senhor Gilberto dos Passos, a respeito da falsa imputação de crime divulgada na entrevista e ainda feita uma representação perante o Ministério Público para tomar providência a respeito do uso indevido das mídias oficiais de um órgão público tal como a prefeitura para fins políticos e difamatórios, o que inclusive pode acarretar em crime de responsabilidade.”