Vários estudantes da região estão sem aulas devido as enchentes que atingem a região.
Todas as escolas estaduais pertencentes à 26ª Regional (Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Porto União, Major Vieira e Matos Costa) tiveram as férias antecipadas para esta segunda. Os alunos seguem em casa até dia 27.
As férias escolares foram antecipadas na rede municipal de Três Barras.
A Secretaria Municipal da Educação do Município distribuiu comunicado dizendo que as férias das escolas municipais, previstas para julho, foram antecipadas devido a enchente que atingiu o município no início do mês, dificultando o acesso dos alunos às escolas. O recesso escolar teve inicio nesta segunda-feira, 16, e os alunos só voltarão às aulas no dia 30 de junho. O mesmo acontece com as escolas da rede Estadual.
Em Porto União, as aulas estão suspensas nesta segunda e terça (16 e 17) e retornam assim que a situação das cheias amenizar.
As aulas na rede municipal de Canoinhas seguem normalmente, com exceção das escolas de localidades sem acesso.
Nas redes municipais de Major Vieira, Papanduva, Monte Castelo e Bela Vista do Toldo, as aulas seguem normalmente.
Em Mafra, a Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas para o Ensino Fundamental das redes públicas municipal e estadual continuarão suspensas até o dia 23 de junho, sendo assim reorganizado o calendário escolar de 2014, que por força de lei precisa fechar 200 dias letivos. Para a educação infantil as aulas retornarão normalmente nesta segunda-feira, 16, nas unidades CEI. Vila Olsen; CEI. Breno Cauan Garcia; CEM. Anjo da Guarda (somente educação infantil) e CEM. Vila Nova. Nas demais unidades da Educação Infantil as aulas continuam normalmente.
Com a reorganização do calendário, e a o recesso escolar de 14 a 22 de junho nas Unidades Escolares do Ensino Fundamental, serão adiantados os dias de recesso escolar do mês de julho (21/07 a 25/07).
Em União da Vitória, a Secretaria Municipal de Educação decidiu pela antecipação das férias, tanto nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS) quanto nas Escolas. A medida visa evitar que alunos sejam prejudicados, pela impossibilidade de acesso ou por estarem desalojados ou desabrigados, e pela inviabilidade de utilizar as estruturas de, pelo menos cinco escolas, que foram inundadas. Além disso, mais de 60% dos funcionários são vítimas da cheia do rio Iguaçu. O retorno está previsto para 7 de julho nas escolas e, em regime de plantão, nos CEMEIS dia 30 de junho.