Encontrados fósseis de conodontes, ancestrais dos peixes, em Mafra

Espécie viveu há 295 milhões de anos

Fósseis de conodontes foram encontrados em Mafra. Os conodontes são uma espécie aquática extinta há 295 milhões de anos. Com aproximadamente 2 e 3 milímetros de largura e 40 milímetros de comprimento, o animal foi identificado como um ancestral dos peixes que conhecemos atualmente. A descoberta foi divulgada nesta terça-feira, 13.

De acordo com coordenador do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, Dr. Luiz Carlos Weinschütz e o professor Everton Wilner, as ocorrências dos fosséis são de 1908, mas a partir da criação do Centro Paleontológico da UnC nos anos 1990, é que foi dado início às pesquisas.

Os conodentes tinham barbatanas, olhos e dentes em formas de cones, muito parecidos com as enguias atuais, e foram um dos primeiros vertebrados.

Reprodução

Fósseis de conodontes já foram encontrados em rochas sedimentares em todo o globo, em regiões geográficas diferentes, porém, os exemplares encontrados em Mafra chamaram a atenção de pesquisadores do mundo todo devido a preservação.

A única parte encontrada do animal foram os dentes. “Não encontramos o resto do corpo porque seu esqueleto rudimentar era cartilaginoso e muito frágil, portanto difícil de preservar como fóssil”, explicou um dos pesquisadores.

Rolar para cima