Com a proximidade do fim do ano, crescem as expectativas e se intensificam os preparativos para os vestibulares e prova do Enem
Com o objetivo de ajudar os jovens de Santa Catarina que querem ingressar na faculdade, a professora de português do Colégio Marista Frei Rogério, Nilda da Graça Ouriques Dantas, preparou uma série de dicas que farão toda a diferença no treino para uma das etapas mais temidas: a redação.
Informe-se. Só escreve bem quem está informado, portanto, esteja inteirado, diariamente, sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, de interesse geral. Antes da prova, ao longo do período de preparo, leia portais de notícias, jornais, assista a debates, etc.
Concentre-se. No dia da prova, fique atento ao tema proposto e aos textos base. Não se esqueça de que os textos são apenas referências e motivadores, por isso, não os copie.
Direcione-se ao tema. Todo o texto gira em torno do tema central. Ao ler a proposta observe se não há um enfoque específico como aqueles que pedem causas, efeitos e caminhos.
Elabore o roteiro. Ao ler a proposta prepare um roteiro que tenha motivos, consequências e alternativas, ou soluções. Faça com muita atenção para não perder tempo depois. Quem se organiza no roteiro, não foge do tema.
Divida a estrutura do texto. Essa dica poderá ajudar muito no dia da prova, mas é fundamental que você a utilize durante o período de estudos, para treinar. Até 6 linhas na introdução; Até 8 linhas no desenvolvimento; Até 6 linhas na conclusão; Use períodos curtos, eles facilitam o entendimento.
Utilize a interdisciplinaridade. Sugere-se uma disciplina na introdução para poder contextualizar o tema, e outra no desenvolvimento.
Introdução (o quê). A introdução abre o texto. Aqui você diz o que abordará no seu texto. Deve conter, no caso do Enem: Contexto + tema + tese. Já nos vestibulares é composto de apresentação do tema + tese.
Desenvolvimento. No desenvolvimento é onde o autor justifica, explica, analisa, faz analogias e comparações. Não se esqueça de que fato não é opinião. Deve ser composto por um tópico frasal + ampliação da ideia. Na ampliação exponha tudo que justifique o seu ponto de vista. Utilize conectivos para “ligar” suas ideias. Todo parágrafo deve ser “fechado”.
Conclusão: desfecho do texto. Alguns vestibulares permitem proposta de intervenção; outros, só retomada da tese. Para o Enem utilize proposta de intervenção e para os vestibulares, use a retomada de tese.