Enquanto população cresceu 2% em 8 anos, número de veículos aumentou 52%

Santa Catarina é o Estado com maior número de domicílio com veículos no País

 

 

Quem transita pelas ruas de Canoinhas já percebeu que tem aumentado exponencialmente o números de veículos circulando pela cidade. O trânsito intenso já obrigou o Departamento de Trânsito Municipal (Detracan) a promover várias mudanças visando melhorar o fluxo. A mais recente aposta do Detracan é a abertura do calçadão da rua Felipe Schmidt, em vias de conclusão.

 

Conforme levantamento feito pelo JMais com base nos dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SC), enquanto a população canoinhense cresceu 2% entre 2010 e 2018, o número de veículos aumentou 52% no mesmo período.

 

 

CANOINHAS: POPULAÇÃO x VEÍCULOS

2010 2019
POPULAÇÃO 52.765 54.319
VEÍCULOS 25.042 38.183
Fonte: IBGE
2010 FROTA ATUAL
Automóvel 14209 21719
Caminhão 1181 1383
Caminhão trator 219 304
Caminhonete 1327 3141
Camioneta 1258 1621
Ciclomotor 21 27
Micro-ônibus 53 78
Motocicleta 4980 6346
Motoneta 1015 1689
Motor-casa 3 8
Ônibus 108 147
Reboque 318 986
Semirreboque 251 382
Sidecar 8 7
Trator de rodas 3 1
Triciclo 9 9
Utilitário 77 335
TOTAL 25042 38183
Fonte: Detran SC

 

Para o diretor do Detracan de Canoinhas, Luizinho Witt, o aumento da frota é provocado por três fatores: aumento da renda da população, reduções fiscais do governo federal e facilitação de crédito pelos bancos, que consequentemente impactam diretamente na mobilidade urbana. “Numa tentativa de minimizar os transtornos causados, sobretudo pelo número de congestionamentos registrados nos horários de pico, o Detracan preza pela organização do sistema de planejamento e fiscalização da mobilidade para preservação de vidas, portanto esse aumento representa maior disputa por espaços nas vias públicas, principalmente no fluxo de caminhões pesados que está sendo fiscalizado com mais rigor em áreas restritas”, explica Witt.

 

 

 

O crescimento da frota gera a falta de vagas de estacionamento e uma das soluções de mobilidade urbana foi à implantação do Estacionamento Rotativo. “Apesar de o rotativo ter sido muito criticado pela população tempos atrás, hoje essa visão já está se dissolvendo com o aumento de veículos na área central”, diz Witt.

 

 

 

A Secretaria Municipal de Planejamento, Detracan e demais secretarias estão trabalhando para a implantação do Plano de Mobilidade Urbana e a revisão do Plano Diretor Municipal para que o município comporte o índice crescente populacional e, principalmente, de veículos em um prognóstico de no mínimo 10 anos com a caracterização dos problemas, características espaciais da mobilidade principalmente para os modais não-motorizados como a caminhabilidade e ciclomobilidade. Já em relação aos veículos motorizados coletivos, na visão de Witt, um dos grandes desafios do planejamento urbano é o incentivo à utilização pela população do serviço de transporte coletivo, o que desafogaria o trânsito “gerando parâmetros de eficiência e qualidade somado as características dos aspectos institucionais e legais”, pontua.

 

 

 

ESTADO

Em Santa Catarina, quase dois milhões de domicílios tinham pelo menos um carro na garagem no ano passado. Os dados foram detalhados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do IBGE, divulgada no mês passado.

 

 

 

A soma representa 74,5% do total de residências em Santa Catarina, revelando a maior proporção do Brasil de moradias com pelo menos um automóvel. Em comparação com o ano anterior, houve aumento de 0,6% de domicílios com carros, o que significa que 79 mil residências passaram a ter essa condição em 2018.

 

 

 

O Paraná, que ficou em segundo lugar, teve registro de 68,4% de domicílios com automóveis. Distrito Federal vem em terceiro, com 66,5%, seguido por Rio Grande do Sul (63,8%) e São Paulo (62,5%). A média brasileira ficou bem abaixo da catarinense, de 48,8%.

 

 

 

 

Ao cruzar dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com a estimativa populacional do IBGE para as 13 cidades com mais de 100 mil habitantes de Santa Catarina, o índice de automóveis, caminhonetes e camionetas já chega a um para cada dois moradores. A média em Canoinhas é de 0,7 veículo para cada habitante.

 

 

 

 

As cidades que lideram o ranking são Blumenau, com 560,77 carros para cada um mil habitantes, Brusque (560,61) e Florianópolis (555,14).