Das 624 pessoas que opinaram na enquete do JMais, 350 concordam com a extinção completa do sistema de cobrança por vagas
Enquete realizada no JMais aponta que 56% dos 624 opinadores não quer a volta do sistema de estacionamento rotativo em Canoinhas. A enquete permitiu que apenas um voto por dispositivo (desktop, smartphne, tablet) fosse dado. Durante as quatro últimas semanas o JMais fez essa pergunta em sua home.
O rotativo foi implementado em Canoinhas em outubro de 2009. A primeira fase do estacionamento pago incluía trechos das ruas Frei Menandro Kamps, Francisco de Paula Pereira, Major Vieira, Vidal Ramos, Getúlio Vargas e Eugênio de Souza. A Serttel, empresa que explorou o sistema até 2014, ampliou rapidamente a cobrança para outros nove trechos. O serviço foi assumido em 2015 pela Sermog, que perdeu judicialmente o direito a explorar o rotativo em Canoinhas depois de embate com o prefeito Beto Passos (PSD). O Município afirmava que a empresa deveria repassar mensalmente 36% de sua arrecadação para o Município, o que, segundo o Município, não vinha ocorrendo. Dessa forma, a empresa teria uma dívida de pelo menos R$ 100 mil com o Município.
A E-Rotativo assumiu o serviço provisoriamente em novembro do ano passado. Depois disso foi aberto processo licitatório, suspenso depois de questionamento apresentado ao Tribunal de Contas do Estado.
PRA DEZEMBRO
Prefeito Beto Passos (PSD) disse na semana passada que o estacionamento rotativo só não voltou ainda porque houve intransigência por parte de opositores ao seu governo que denunciaram supostas irregularidades no processo licitatório ao Tribunal de Contas. “Aí nosso processo é mais um naquela pilha enorme que tem lá no Tribunal de Contas”, afirma.
Agora, o Município decidiu começar do zero todo o processo de preparação para abertura do rotativo. Um estudo de viabilidade do Rotativo terá de ser feita. O estudo está em fase de licitação. Licitada, a empresa terá 30 dias para apresentar o estudo. A partir de então é que se abrirá novo processo licitatório para contratar a empresa que vai implementar o estacionamento rotativo na cidade. “Esperamos que, se não houver empecilhos, tenhamos o rotativo funcionando em dezembro”, acredita.