O Sindilojas e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Canoinhas divulgaram documento conjunto nesta semana que visa conscientizar a população sobre a importância da representatividade da região na Assembleia Legislativa do Estado e na Câmara dos Deputados. “Para tanto, com a necessidade de eleição de candidatos aqui moradores, enraizados com as expectativas e anseios da população de nossa região, e compromissados em atender essas necessidades.”
De parabéns as duas entidades que, ao invés de ficarem em cima do muro, sem citar nomes, decidiram abraçar esta causa. Já escrevi aqui que aqueles que defendem candidatos que nunca destinaram um real de verba para a região estão defendendo interesses particulares. Ou por simpatia política ou por estarem recebendo em espécie mesmo. Ou seja, quem votar influenciado por esses cabos eleitorais, estará contribuindo exclusivamente para o bem-estar dessas pessoas.
Eleição é época de pensarmos coletivamente. Somente dessa forma teremos escolas melhores, mais saúde, estradas transitáveis e busca por investimentos e emprego.
Se já vivemos uma campanha atípica, com a folga de Raimundo Colombo (PSD) que só não ganha a eleição no domingo se algo muito grave acontecer – um governador que reafirmou a litoralização do Estado -, que ao menos consigamos eleger representantes na Assembleia e na Câmara dos Deputados comprometidos com a região.
Medo dos meios
Nunca antes na história desse País (será?) a imprensa tentou descontruir de forma tão veemente como nessa eleição a imagem de um candidato. Dados do Governo foram distorcidos, corruptos foram ligados diretamente à candidata e até ofensas diretas foram feitas por colunistas. O motivo você só poderia saber em um site como o JMais, que não tem ligação com grandes empresas de comunicação.
O fato é que a grande imprensa teme que Dilma, se reeleita, implemente a Lei dos Meios de Comunicação que, entre outras medidas, prevê o desmantelamento de grupos monstruosos como as Organizações Globo e Abril. Se entrar em vigor, a exemplo do que ocorreu na Argentina, grandes grupos de mídia terão de vender partes de seus negócios, a fim de garantir a pluralidade de informação. Se isso é bom ou ruim, julgue o leitor.
A propósito, a nota não é, nem de longe, ideológica.
Chocado e magoado
O tenente coronel Altair Lacowicz manda nota para a coluna abordando o suposto esquecimento do ex-prefeito José João Klempous na homenagem aos 30 anos do Corpo de Bombeiros de Canoinhas. “Tanto não houve que ele recebeu convite da Corporação para a solenidade, foi mencionado no protocolo oficial do evento e foi citado em pronunciamentos. Demonstramos assim, que ele não foi esquecido”, explica o tenente.
O que de fato deixou o ex-prefeito magoado foi não ter recebido a comenda distribuída entre outras personalidades.
Lacowicz argumenta, no entanto, que Klempous recebeu a mesma comenda em 2009, por ocasião dos 25 anos da corporação.
Planalto norte esquecido
Não fosse a candidata do PPL, Janaína Deitos, citar o caos da Escola Alinor Vieira Corte, em Papanduva, o Planalto Norte ficaria de fora do debate com os candidatos a governador da RBS TV na terça-feira, 30. Quem mora fora do litoral e do oeste acha que assistiu debate de outro estado. A repetição dos discursos mostra o porquê de Colombo liderar as pesquisas.
Rápidas
ELEIÇÕES: Atenção eleitores da Escola Irmã Maria Felícitas. Todas as urnas foram realocadas para a Escola Almirante Barroso. Isso porque o Felícitas está passando por reforma.
ELEIÇÕES 2: Senador Luis Henrique da Silveira esteve ontem em Canoinhas acompanhado de Mauro Mariani. Conversou com a imprensa durante almoço.
ELEIÇÕES 3: Desde terça-feira, 30, até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou ainda por desrespeito a salvo-conduto.
ELEIÇÕES 4: Carreatas, caminhadas, passeatas e a distribuição de material gráfico só poderão ser feitos até as 22h deste sábado, 4.
ELEIÇÕES 5: A Band FM e o portal JMais fazem cobertura conjunta, em tempo real da apuração das urnas a partir das 16h deste domingo, 5.
ELEIÇÕES 6: Dário Berger e Paulo Bornhausen saíram do debate dos candidatos ao Senado prometendo processar um o outro.