No mês passado, foram realizadas pela equipe da Epagri no município de Monte Castelo duas oficinas sobre poda e condução de videiras.
A primeira aconteceu no dia 18 de agosto em uma Unidade de Observação, instalada na propriedade do agricultor Ademar Barth. A segunda ocorreu no dia 19 de agosto na propriedade do agricultor Claudemir José Alves da Silva, no Assentamento no Rio da Serra e contaram com a participação de agricultores e alunos do curso de ensino médio integrado à educação técnico em Horticultura, da EEB Valentin Gonçalves Ribeiro.
Nesses eventos, o engenheiro agrônomo da Epagri de Monte Castelo, Josinei Antonio Tissi falou sobre os aspectos básicos da fisiologia das frutíferas, os objetivos e os tipos e épocas da poda. Após, levou os grupos até as videiras para fazer a parte prática da oficina.
Para o agricultor Laureno Usinger, da comunidade do Rio da Serra, essa prática foi importante, pois tem na sua propriedade um parreiral e não tinha ideia se estava fazendo da melhor forma a poda e a condução das plantas. “Nesse dia pude aprender muita coisa nova”, ressalta.
“Essas oficinas foram muito interessantes, pois fez com que ocorresse a troca de muitas informações sobre o cultivo de frutas de clima temperado em geral. E todos apresentaram interesse sobre o plantio, variedades e o controle de doenças das plantas, tendo o público sido muito participativo durante a prática”, comenta o extensionista da Epagri.