Epagri e IFSC promovem curso de produção artesanal de vinho

Pelo segundo ano consecutivo, a Epagri de Canoinhas, em parceria com o Instituto Federal de SC (IFSC), capacitou produtores rurais na produção de vinho. A Epagri entrou com a organização, instrutor e produtores de uvas de toda a região do Planalto Norte e o IFSC cedeu as instalações de laboratório para a aula prática.

Segundo o coordenador do curso, o engenheiro agrônomo Gilberto Neppel, que também  coordena todas as ações da Epagri na atividade de fruticultura na região, a parceria é boa para todos os interessados, pois a Epagri potencializa sua ação, “uma vez que não possui estrutura adequada para a aula prática, para o Instituto que amplia a utilização da estrutura que possui e ainda pode se apropriar do intercâmbio de experiências e por fim os participantes do curso, que podem contar com a utilização do excelente ambiente.”

O curso ocorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro. O primeiro dia foi dedicado a todo o entendimento teórico do processo nas instalações do Centro de Treinamento da Epagri de Canoinhas (CetreCan) e o segundo foi dedicado à aula prática no laboratório do IFSC, consistindo no preparo do vinho que deve ficar pronto em meados de julho ou agosto.

O curso de Vinificação pelo método artesanal, utilizado no sul do estado, para a produção dos vinhos da Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe (IPVUG), conforme preconizado pela Estação Experimental da Epagri de Urussanga, foi ministrado pela segunda vez pelo enólogo Stevan Grützmann Arcari, que avaliou positivamente a iniciativa e a participação dos produtores. Para Arcari, é visível o interesse, pois os produtores são muito atenciosos e participativos.

Para o produtor Wilson Matias Marciniack, de Itaiópolis, que já produz uma pequena quantidade de vinhos e sucos na sua propriedade, o curso foi muito importante, pois percebeu que existem detalhes que desconhecia e que passará a adotar. Já Roseli Weiss Scholze, de São Bento do Sul, que tem parreirais implantados, afirma que precisa se aprimorar na produção das uvas no parreiral e garante que está muito bem capacitada a produzir o vinho. A avaliação do grupo sobre o instrutor, foi muito positiva e foram muitos elogios, assim como foi a avaliação geral do curso.

Rolar para cima