Equipe do Samu faz parto emergencial em Canoinhas

Uma equipe da Unidade de Suporte Básica USB-10 do Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Canoinhas, composta pelo condutor socorrista João e a técnica em enfermagem Rosilda (foto), realizaram um parto de emergência na localidade de Rio d’Areia de Baixo nesta sexta-feira, 17.

Uma mulher de 41 anos e no oitavo mês de gestação, estava em trabalho de parto. A equipe realizou os procedimentos dentro dos padrões de atendimento pré-hospitalar e quando iria iniciar o deslocamento, a técnica em enfermagem Rosilda percebeu que não iria dar tempo de chegar ao hospital. A menina prematura nasceu dentro da unidade.

Pouco depois, os profissionais iniciaram a limpeza das vias aéreas, sendo que Rosilda notou que a criança não respirava.

Por meio de massagem cardíaca e respiração artificial, depois de 20 minutos de procedimentos, a criança iniciou a respiração espontânea para a alegria e realização da equipe e familiares.

Após se certificar de que recém-nascido e mãe estavam bem, os socorristas conduziram ambas para a maternidade do Hospital Santa Cruz de Canoinhas.

Com quase 10 anos de serviços prestados ao Samu, Rosilda revelou que foi sua primeira ocorrência com complicações em parto emergencial. “Sinto-me realizada em estar nessa área de urgência e emergência e poder servir nossa comunidade”, destacou.

Parabéns a equipe pela agilidade e competência diante dessa situação, pois se não tivessem realizado os procedimentos a chance de sobrevivência dessa criança era zero.

Rolar para cima