Há cerca de um mês, a iniciativa de um time de professoras começou a transformar o dia a dia dos alunos do primeiro ao quinto ano da escola Achilles Pazda, em Rio do Pinho, na área rural de Canoinhas. Há cerca de um mês, os alunos descobriram que quando vestem a capa mágica ganham o super poder de encantar os colegas com o incrível mundo da leitura.
Mais que cumprir uma das metas do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que busca alfabetizar as crianças brasileiras até o terceiro ano do ensino fundamental, a equipe da escola Achilles Pazda pensava em alternativas para fazer com que os estudantes despertassem o interesse pelo universo literário. Com determinação e cooperação da comunidade escolar foi criada a “Caravana da Leitura”, nome dado ao grupo de alunos contadores de histórias que percorrem as salas de aula levando alegria, conhecimento e instigando mais estudantes a se aventurarem pelas páginas coloridas dos muitos títulos disponíveis na biblioteca.
“Só vamos crescer nesse nosso Brasil com a leitura. Se o sonho era a leitura, decidimos também promover o encantamento”, conta Marili Postol Froehner, professora de turmas do segundo e quarto ano e uma das idealizadoras do projeto. O sonho dela e também das professoras Eloida Porta Pereira e Rita de Cassia Porta Gudas, passou a se tornar realidade quando a comunidade escolar e moradores da localidade passaram a abraçar a ideia. Um carrinho de bebê foi doado pelo pai de uma aluna e reformado pelo marido de uma das professoras para que pudesse ser utilizado para levar os livros de uma sala à outra. As roupas de borboletas e as capas mágicas também foram confeccionadas por pessoas comprometidas com o projeto, e agora o clube de mães que se reúne na escola irá produzir bonecas que acompanharão a caravana em um novo desafio: as histórias de Monteiro Lobato.
Além de conhecer novas histórias, os alunos também aprendem e produzem resumo dos livros. Aos oito anos, a estudante Carol Popovicz Beloto Padilha, já demonstra desenvoltura com as palavras enquanto lê a história da “Zebrinha Preocupada” para mães que visitam a escola. Aluna do terceiro ano, Carol conta que sua história favorita é “João e Maria”, adaptação de uma narrativa dos Irmãos Grimm.
A professora Rita de Cassia, que leciona no 3º e 5º ano, conta que embora o projeto tenha pouco tempo de existência, já está sendo sucesso na escola. “É uma sementinha que já está dando frutos. Até os alunos do pré já querem ler para participar da caravana”, comemora Rita, que também destaca o envolvimento da direção e equipe da escola.