Objetivo é de combater ideias negativas como o jogo da Baleia Azul
Alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica (EEB) Santa Cruz, em Canoinhas, realizaram na disciplina de Sociologia diversas atividades bem diferentes nos últimos dias. O tema norteador das atividades foi a polêmica sobre o jogo Baleia Azul, que “viralizou” nas últimas semanas, tornando o que alguns sociólogos chamam de patologia social.
A professora da disciplina, Meguy Corrêa, após intenso trabalho de reflexão em sala de aula com os alunos, a respeito da depressão na adolescência e dos fatores sociais que a fomentam, além da conscientização dos jovens suscetíveis ao cyber crime, lançou a proposta para criação de jogos diferentes ao da Baleia Azul. “Os alunos criaram desafios que estimulam a vontade de viver, de estar bem, fazendo com que adolescentes depressivos visualizem possibilidades de uma nova oportunidade de vitória em cada luta diária enfrentada”, destaca a professora.
Para a gestora da unidade escolar, Aparecida Cusin, o trabalho teve um efeito muito positivo dentro da unidade escolar. “Vimos nossos alunos envolvidos com essa atividade, e principalmente, com consciência do mal que o jogo pode trazer para suas realidades. Mudamos o foco, e trabalhamos na escola somente pensamentos positivos e atividades de bem estar”, frisa.
Algumas das atividades realizadas
O jogo da Baleia Azul se mostrou um alarmante problema social, e para combater isso, os alunos criaram vídeos e jogos com versões do desafio do bem, mostrando a todos o quanto a vida é importante. O objetivo dos jogos criados pelos alunos foi conscientizar as pessoas e mostrar que todos podem ser felizes com atitudes muito simples no dia a dia. Entre os jogos criados, teve: Bandeira Branca, Baleia do Bem, 5 motivos para gostar de viver, entre outros.
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