Espaço Crescer promove semana da saúde mental na escola

Em alusão ao dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, a equipe do Projeto Espaço Crescer da Secretaria Municipal da Educação, promoveu de 5 a 9 de outubro, a Semana da Saúde Mental na Escola. Durante a semana, foram realizadas palestras para professores e especialistas da rede municipal de ensino, além de alunos e pais de alunos da Escola Municipal Ney Pacheco de Miranda Lima, buscando despertar um olhar diferenciado para a saúde mental.

As palestras foram ministradas por Mara Maria Maiesi Cecílio, Ruthe de Paula e Silva, Juceres Wiese Roeder e Tacilda Senn, profissionais de diversas áreas e que integram a equipe do programa Espaço Crescer.  As palestras tiveram como tema: “Por que conversar sobre saúde mental na escola?”, “O que o educador pode fazer pela sua saúde mental?”, “Deficiência intelectual e os desafios da escola” e “Transtornos disruptivos e o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”.  A última atividade da Semana da Saúde Mental na Escola foi realizada com os alunos do 4º e 5º ano da rede municipal, que assistiram palestras sobre “O desenvolvimento da empatia e as consequências do bullying no ambiente escolar”. A equipe que organizou as atividades também promoveu um trabalho em conjunto entre pais e alunos sobre o equilíbrio entre limites e afetividade na educação dos filhos.

O secretário de educação, Hamilton Wendt, participou da abertura das atividades na escola Ney Pacheco de Miranda Lima e destacou o papel das unidades de ensino para a saúde mental dos alunos. “Temos que buscar identificar a saúde mental dos alunos desde os primeiros anos na escola. Muitos deles eventualmente possuem problemas em casa e acabam deixando isso refletir na sua vida social dentro da escola. Com o Projeto Espaço Crescer, nós temos a possibilidade de encaminhar estes alunos para uma equipe qualificada que busca a saúde e bem estar mental, além do convívio social”, disse o secretário.

O Espaço Crescer é um programa da Prefeitura de Canoinhas, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Educação, que desde 1998, visa à saúde mental dos alunos da rede municipal de ensino, contando com todo o suporte de psicólogas e fonoaudiólogas, além de assistentes sociais.Com funcionamento de segunda à sexta, o Espaço Crescer, atende alunos da rede municipal de ensino com problemas de aprendizado. A escola encaminha os alunos até o Programa para que possam ter acompanhamento dos profissionais e receber todo o suporte para um aprendizado saudável dentro da escola.

Rolar para cima