Esperidião Amin confirma candidatura ao Governo; Bauer também deve concorrer

Em convenção do Progressistas neste sábado, 28, Amin disse que tentou acordo até a última hora para Gelson Merisio (PSD) ser seu candidato a vice-governador

 

 

 

Convenção do Progressistas realizada na manhã deste sábado, 28, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, confirmou a candidatura de Esperidião Amin ao governo. Essa é a quarta vez que Amin, eleito duas vezes, disputa o Governo do Estado.

 

Em seu discurso, Amin reconheceu que há uma semana estava bem próximo de fechar coligação com o PSD que, na mesma Assembleia, confirmou a candidatura do deputado Gelson Merisio ao Governo. “O entendimento tem de ser bilateral. Quando dois não querem, um não briga. Quando os dois não podem, não acontece a concretização do entendimento”, metaforizou para admitir que não houve acordo com o peesedista. Em reunião na quinta-feira, 26, Amin propôs que, tendo por base as pesquisas eleitorais que lhe dão dianteira, Merisio revisse sua condição de candidato ao Governo e aceitasse ser seu candidato a vice. Merisio disse que já tinha compromisso com as siglas que o apoiam e rejeitou a proposta do progressista. “E foi nesse estágio que chegamos anteontem. Na questão da viabilidade. Nos confrontamos com um fato que não tem pouca importância: é o fator eleitoral. É o fator povo. As pesquisas são um indicativo de viabilidade eleitoral”, disse Amin.

 

 

Ainda na convenção, o deputado federal João Paulo Kleinubing (DEM) foi anunciado como candidato a vice de Amin.

 

 

Sem aprofundar nenhuma proposta de campanha, Amin disse que “a gestão moderna para melhorar o rumo do nosso Estado passa pela noção que temos quando vamos medir a febre de alguém. Os instrumentos de medição. Quando você dirige, não pode ultrapassar o limite estipulado para a rodovia. E para isso você usa números. Números que mostram se você está indo bem ou não”, frisando, em seguida, a necessidade de uma reforma no Ensino Médio, dizendo que essa será sua prioridade em relação a Educação. “Santa Catarina tem de voltar a ser um Estado perseguindo os melhores índices, priorizando o Ensino Médio, que é o mais deficiente dos níveis do País”, afirmou.

 

 

Amin ainda falou sobre a necessidade de se buscar parceiros para a coligação que tem, até agora, DEM e PV. “Não consigo ganhar eleição sozinho. Não temos a maior coligação. Nós somos nós, o que vier em acréscimo será um grande lucro não para nós, mas para o Estado de Santa Catarina”, concluiu.

 

 

PSDB

O PSDB faz convenção neste domingo, 29, em Joinville. Segundo nota divulgada pelo diretório estadual do partido, o senador Paulo Bauer vai ser homologado como candidato ao Governo do Estado, cargo que já disputou em 2014, perdendo para Raimundo Colombo (PSD).

 

“Na ocasião, os mais de 800 convencionais tucanos vão votar para confirmar as candidaturas do Senador Paulo Bauer ao Governo do Estado, do ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes ao Senado Federal, e as chapas de candidatos a Deputado Federal e Deputado Estadual, além de deliberar sobre outras questões relativas à campanha eleitoral”, diz a nota, não citando quem seria o candidato a vice de Bauer.

 

“Há pelo menos três anos venho dizendo uma frase: o PSDB tem projeto, sabe o que quer e aonde quer chegar. Nosso partido cresceu muito, se preparou, as nossas bases não abrem mão desse projeto, que é o de governar Santa Catarina e implantar no Estado o jeito tucano de governar”, destacou o deputado Marcos Vieira, presidente estadual da sigla.

 

 

Neste sábado, 27, véspera da Convenção Estadual, todos os pré-candidatos (à majoritária e proporcional), prefeitos e outras lideranças participam de uma reunião preparatória, a partir das 16h, também na Expoville. Na ocasião, todos vão traçar um panorama do cenário eleitoral, além de palestras sobre questões jurídicas e de marketing da campanha eleitoral. Os pré-candidatos a deputado federal e estadual terão a oportunidade de se apresentar, falar de suas propostas e também tirar dúvidas a respeito de documentação para o registro das candidaturas.

 

Entre os pré-candidatos a deputado federal está a vereadora de Canoinhas Norma Pereira.

 

Rolar para cima