Estacionamento rotativo: População reclama de troca de empresas sem aviso

A advogada Celina Scultetus Krauss ficou irritada na manhã desta sexta-feira, 3. Ao procurar cartões de estacionamento nos pontos de revenda foi informada de que todos os cartões haviam sido retirados dos pontos. A explicação ninguém soube dar. Ao tentar localizar um azulzinho para comprar o cartão, rodou por várias ruas do centro e nada. “Estou desde as 9 horas procurando essas azuis, amarelas ou melhor, invisíveis vendedoras e ando a quadra inteira e não estão em lugar nenhum”, postou indignada no Facebook.

O post foi acompanhado de mais de 100 curtidas e 35 comentários, todos reprovando a falta de informação a respeito da alteração.

O chefe do Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan), Lourival  Schiptoski, explica que foi a uma emissora de rádio explicar a mudança. Ao ser questionado sobre a existência de outras quatro emissoras de rádio, quatro jornais e dois sites de notícias na cidade, ele rebate dizendo que cabe a assessoria de imprensa da prefeitura a propagação da informação. A assessoria, por sua vez, não encaminhou nenhum comunicado à imprensa. A assessora, Jucelli Moreira, disse que não recebeu informações do Detracan. Ela disse, no entanto, que iria atrás da informação, e que repassaria o mais breve possível à imprensa.

O que ocorre, segundo  Schiptoski, é que desde julho, quando venceu o contrato de cinco anos, a empresa Serttel não é mais oficialmente a responsável pelo estacionamento rotativo de Canoinhas. Dessa forma, o Município fez um contrato emergencial com a própria Serttel. Esse contrato expirou em 30 de setembro. Como a Serttel não tem interesse em prosseguir administrando o Rotativo em Canoinhas, o Município fez contrato emergencial com outra empresa. O contrato vale até o final de outubro, quando, espera o Município, tenha se completado o processo licitatório que já está aberto para contratação de nova empresa . A licitação ocorre em 15 de outubro.

Até lá, os usuários serão atingidos pela mudança. Isso porque todos os pontos de venda estão sem os cartões, que foram recolhidos com a saída da Serttel. Segundo  Schiptoski, a nova empresa já deveria ter abastecido os pontos com novos cartões, o que não ocorreu, conforme relatam os usuários do sistema no Facebook.

Até que todos os pontos sejam abastecidos, somente oito monitores (que agora usam uniforme da cor amarela) vendem os cartões, que não tiveram os preços alterados (R$ 0,75 para meia hora e R$ 1,50 para uma hora).

Quem tem cartões antigos, no entanto, pode simplesmente trocar pelos novos com os monitores. Os cartões antigos têm validade até 30 de outubro.

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