“Estou impossibilitado de atender”, diz gerente da Caixa de Canoinhas

Foto: Grevistas nas portas da Caixa Econômica/Divulgação
Polícia foi chamada para mediar tensão/Divulgação
Polícia foi chamada para mediar tensão/Divulgação

A agência da Caixa Econômica de Canoinhas fechou as portas para o atendimento externo na tarde desta quinta-feira, 15, depois de forte pressão do Sindicato dos Bancários de Canoinhas e região. Grevistas colaram cartazes nas portas da Caixa e, segundo a agência, impediram a entrada de clientes. A Polícia foi chamada e tentou conciliar a situação. “Para preservar a integridade dos nossos funcionários, optei por fechar a agência”, relatou o gerente da Caixa Canoinhas, Mauri Ruthes.

De acordo com o gerente, a Caixa não aderiu à greve. “Fechamos por pressão do Sindicato e e falta de dois caixas, que aderiram à greve”, afirmou. Segundo ele, do quadro de funcionários da Caixa, apenas os dois bancários aderiram à greve, prejudicando o atendimento nos caixas. Ruthes reforça que embora a agência fique fechada por tempo indeterminado, o autoatendimento continua funcionando, inclusive com ajuda de funcionários. Ele frisa ainda a existência da rede de correspondentes e de casas lotéricas, que aceitam pagamento de boletos da Caixa e fazem saques e depósitos. O Internet Banking também funciona normalmente. O departamento jurídico da Caixa está estudando formas de retomar as atividades.

 

GREVE GERAL

Com o fechamento da Caixa, todos os bancos de Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Porto União e União da Vitória estão fechadas. É a primeira greve geral em Canoinhas desde 1986.

A proposta econômica apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), prevendo reajuste salarial, pagamento de abono e participação nos lucros (PLR), foi recusada pelas lideranças sindicais. A Federação aguarda uma nova proposta dos bancários para que possamos prosseguir nas negociações que resultem em acordo.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que aguarda uma nova proposta dos bancários para “prosseguir nas negociações que resultem em acordo”, uma vez que a apresentada pelos bancos foi recusada pelas lideranças sindicais.

De acordo com a Febraban, os clientes poderão fazer saques, transferências e outras operações por canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos no celular (mobile banking), telefone, além de casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados.

 

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