O consórcio Prosul/Sete-Pla/Urbaniza/Hansa recorreu e venceu a licitação para fazer o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o projeto básico da Ferrovia Leste-Oeste, que vai ligar os municípios de Dionísio Cerqueira ao litoral. O deputado Dirceu Dresch, coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, considera muito positivo o resultado do julgamento do recurso, publicado nesta sexta-feira, 10, no Diário Oficial da União pela Valec, pois o custo caiu mais de R$ 22 milhões. “O edital de concorrência havia fixado como valor de referência R$ 68,7 a empresa vencedora apresentou proposta 32% menor. “Nosso trabalho agora é para que o contrato e a ordem de serviço sejam assinados o mais breve possível”.
A licitação foi realizada na modalidade técnica e preço. Inicialmente, a proposta vencedora havia sido apresentada pelo consórcio Contécnica-Enefer-Topocart, no valor de R$ 54,8 milhões. O consórcio Prosul/Sete-Pla/Urbaniza/Hansa apresentou recurso e modificou o resultado da licitação, fechada em R$ 46,5 milhões. O consórcio vencedor, que é liderado pela empresa catarinense Prosul, terá 22 meses para executar o serviço que inclui o EVTEA, o levantamento aerofotométrico e o projeto básico de engenharia.
Chamada de Ferrovia da Integração, essa será em breve a obra mais importante para Santa Catarina, opina Dresch. “Serão 860 quilômetros de ferrovia que vão colocar Santa Catarina, o Oeste catarinense, no trilho do desenvolvimento”, ressalta.
A ligação ferroviária é essencial para garantir eficiência logística ao estado de Santa Catarina, conforme Dresch, pois irá aproximar as zonas de produção agrícola dos centros consumidores e dos portos catarinenses, reduzindo custos de produção, por meio de uma via de transporte mais segura e mais sustentável.
A discussão agora, que será concluída com o estudo, é por onde passará o traçado da ferrovia – se pelo centro do Estado ou pelo Planalto Norte, reaproveitando a antiga Ferrovia do Contestado, que passa por Porto União, Canoinhas e Mafra.