Estudo revelará as demandas turísticas de SC durante 2022

Inédito, abordará a percepção das 13 regiões que englobam o setor em SC

​O ‘Estudo da Demanda Turística do Estado De Santa Catarina’, já em curso, com o objetivo de proporcionar um panorama sobre o atual perfil dos visitantes que circulam pelas regiões turísticas, é o maior projeto do setor até hoje. Capitaneado por um grupo multidisciplinar formado, principalmente, por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em conjunto como Instituto Federal Catarinense (IFC), conta com a participação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UNC. O início escolhido foi justamente esta temporada, que marca a retomada das atividades após o revés do segmento causado pela pandemia de covid-19. “A ideia é também avaliar a qualidade dos serviços, da infraestrutura e compreender os hábitos de consumo daqueles que escolhem o estado para passar seus momentos de lazer. Um diagnóstico atualizado do turismo em Santa Catarina”, afirma Francisco Antônio dos Anjos, coordenador geral da Univali.

Inédito, o levantamento abordará pela primeira vez todas as 13 regiões turísticas do estado, por meio de tecnologias inovadoras de coleta de dados – de beacons virtuais espalhados nos diversos destinos e atrativos para a captação de questionários on-line ao monitoramento da telefonia móvel – para compreender melhor o fluxo de demanda. A previsão de encerramento é para agosto de 2022.

E a primeira etapa do projeto já está disponível. O questionário é simples, rápido e fácil de responder, pelo link bit.ly/3eq1sbC. O trabalho conta com o apoio de pesquisadores da Universidade da Região de Joinville (Univille); da Universidade do Contestado (UNC); da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Além do apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Secretaria Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur).

Rolar para cima