Evento marca abertura da colheita de tabaco em Irineópolis

Evento reuniu produtores, técnicos, autoridades e profissionais que atuam em diferentes áreas

 

 

 

Na manhã de terça-feira, 3, Eloir Gevieski, de 45 anos, deixou as atividades em sua propriedade na localidade de Serra Grande e foi até a Serrinha para ouvir orientações e conhecer novos equipamentos agrícolas. Gevieski é um dos mais de 200 produtores rurais que prestigiaram o evento de abertura da colheita de tabaco, promovido pela Prefeitura de Irineópolis, por meio da Secretaria de Agricultura.

 

Eloir Gevieski, produtor rural

 

O evento foi realizado na propriedade de Fernando Catapan e reuniu produtores, técnicos, autoridades e profissionais que atuam em diferentes áreas, mas que percebem a importância do tabaco na economia do município. Além das palestras e demonstração de equipamentos que facilitam o dia a dia na lavoura, a troca de informações e a confraternização do público proporcionaram boas experiências aos participantes. Com mais de 25 anos de dedicação ao cultivo de tabaco, Gevieski saiu contente do evento. “Foi muito bom, trouxe mais conhecimento, mostrou os equipamentos e novas tecnologias. Teve muita informação boa, que vai contribuir bastante”, destacou.

 

 

O prefeito Juliano Pozzi Pereira passou a manhã ao lado dos produtores, acompanhou as palestras e conversou com os participantes e equipes das empresas que prestigiaram a abertura da colheita. “Para quem não sabe, hoje a cultura do tabaco é responsável por 50% do movimento econômico do nosso município no que se refere à agricultura. É uma cultura muito importante e, em função disso, nós fazemos esse evento trazendo informações e novas tecnologias para todos os produtores”, disse o prefeito, que também falou sobre a dificuldade na diversificação das propriedades e ressaltou a parceria com a Epagri para o desenvolvimento de ações na área de agricultura.

 

A abertura da colheita de tabaco contou com três palestras. A primeira foi conduzida pelo secretário de agricultura, Francisco Eraldo Konkol, que falou sobre a participação na Câmara Setorial de Tabaco e os avanços que refletem o resultado das discussões e trabalho realizado junto a diversas instituições. Durante sua apresentação, o secretário também falou sobre o combate ao contrabando de cigarros e ações diversas em defesa da cadeia produtiva.

Secretário de Agricultura Francisco Eraldo Konkol falou sobre o trabalho da Câmara Setorial de Tabaco

 

O engenheiro agrônomo da Epagri, Donato João Noernberg, foi o segundo palestrante do dia e explanou sobre as estratégias técnicas de manejo e controle da erosão do solo. Já o consultor de empresas e professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Irineu Berezanski, falou sobre o Futuro do Produtor de Tabaco.

 

 

 

O evento contou com a presença do gerente da Epagri, Daniel Uba, do presidente da câmara de vereadores, Fernando Turra e vereadores José Nogara, Edson Marcos Chaves, Leocrides Gomes dos Santos e Eleni Baum. Também prestigiaram o evento os secretários de administração, Lademir Arcari e de Desenvolvimento Econômico, Guido Tretto, além do diretor do departamento de esportes, Rodrigo Jurck.