Secretário de Educação de cidade cearense esteve em Canoinhas para abertura da II Seminário Nacional sobre Educação
Que ações fazem com que a cidade de Sobral, localizada no interior do Ceará, tenha a melhor educação pública do Brasil?
Participantes do I Seminário Nacional sobre Educação e Desenvolvimento Regional e o IV Seminário Regional sobre Educação e Desenvolvimento Regional, realizado em Canoinhas, ouviram atentamente as respostas nesta terça-feira, 16. A abertura do evento promovido pela Secretaria de Educação do Governo do Município de Canoinhas e pela a Universidade do Contestado (UNC) contou com a presença do secretário de Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, que veio a Santa Catarina compartilhar as experiências das políticas públicas desenvolvidas no Nordeste.
Sobral chegou ao patamar que está – com escolas classificadas por indicadores internacionais com ensino superior ao de colégios europeus – graças às políticas públicas que estão sendo desenvolvidas desde 1997. São 30 mil alunos distribuídos em 61 unidades escolares. O município alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 do Brasil nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, com nota 9,1 e 7,2, respectivamente, entre mais de cinco mil municípios avaliados no País.
“O processo educacional é constante e requer atenção especial daqueles que atuam nesta área. Nós aqui em Canoinhas buscamos novas experiências exitosas que possamos desenvolver em nosso município. Muitas coisas que o secretário de Sobral nos trouxe nós já aplicamos em Canoinhas: são princípios de nossa gestão e outras vamos estudar com nossa equipe para ver a possibilidade de implementação. Estamos entusiasmados”, observa o secretário de Educação, Osmar Oleskovicz.
Oleskovicz destaca como principal semelhança entre Sobral e Canoinhas a valorização e formação dos profissionais, escolha de diretores por competência técnica, ensino integral e aprendizagem na idade certa.
Prefeito Beto Passos lembrou que a Educação se faz através de um conjunto de fatores e pessoas. Falou sobre o pagamento das progressões e retorno de direitos aos professores, e lembrou que o ensino em Canoinhas é de qualidade, mas que é possível, com a colaboração de todos, buscar inspiração no modelo de Sobral e crescer ainda mais. “Temos muito o que fazer, mas estamos trabalhando para oferecer ainda mais qualidade de aprendizagem aos nosso alunos investindo em formação de professores, na alimentação escolar, em espaços adequados e seguros, em material didático, uniforme, transporte escolar”.
O I Seminário Nacional sobre Educação e Desenvolvimento Regional e IV Seminário Regional sobre Educação e Desenvolvimento Regional seguem até sexta-feira, dia 19, no Santa Catarina Plaza Hotel com a seguinte programação.
Dia 17: Mesa 1: BNCC e Desenvolvimento Regional
Mesa 2: Qualidade da Educação e Desenvolvimento Regional
Dia 18: Mesa 3: Educação Especial e Desenvolvimento Regional
Mesa 4: Interdisciplinaridade na Educação e Desenvolvimento Regional
Dia 19: Mesa 5: Desenvolvimento Regional: possíveis articulações com a Educação
Mesa 6: Universidades comunitárias e desenvolvimento regional
Outras fotos do evento serão publicadas no Facebook da Prefeitura de Canoinhas.