Secretário de Saúde diz que todas as regiões do Estado terão casos de coronavírus
PANDEMIA
A medida drástica do Governo do Estado endossada pelo Governo de Canoinhas na manhã desta quarta-feira, 18, de fechamento do comércio é a forma correta de chamar a atenção da população para um problema que vai atingir a todos, reduzindo seus danos. Os governos ficaram entre a cruz e a espada: preservar a economia ou vidas humanas. Optaram pela segunda e mais assertiva decisão.
Com o comércio fechado, as perdas são incalculáveis. Só pra se ter um parâmetro, em 2018, durante a paralisação dos caminhoneiros por 10 dias o comércio canoinhense não fechou, mas com a tamanha crise pouca gente se encorajou a gastar. O Sindilojas estimou prejuízo de R$ 34 milhões. Agora, as lojas ficarão fechadas por pelo menos sete dias.
Logicamente que uma medida tão radical não está sendo tomada à toa. O secretário estadual de Saúde, Helton Zeferino, disse na manhã desta quarta que “em todas as regiões vamos ter casos de coronavírus. A questão é reduzir os danos.”
Se é fato que teremos casos em Canoinhas e região, também é fato que a rede hospitalar terá dificuldades em absorver essa demanda. Canoinhas tem apenas 12 leitos de UTI e, mesmo que consiga absorver a demanda os cuidados serão paliativos enquanto não se descobrir a cura da doença. O contágio é rápido e muito fácil. Chegar a um ponto em que teremos de decidir quem vai ganhar sobrevida na UTI e quem vai morrer sem uma chance é o que as autoridades querem evitar. Ficar em casa, neste momento, é fundamental. Quem precisa sair para trabalhar ou fazer algo essencial, previna-se lavando as mãos com água e sabão com bastante rigor. Evite aglomerações. Não viaje. Cuide dos mais velhos, que são os mais vulneráveis. Informe-se somente por fontes oficiais e pela imprensa de credibilidade. O JMais criou um especial somente com notícias relacionadas ao coronavírus. Como diz uma singela mensagem espalhada pelas redes sociais atribuída a uma criança: “Se a gente ficar quietinho em casa, o coronavírus vai passar e nem vai nos ver”.
DIVERGÊNCIA
Ontem de manhã o prefeito Beto Passos (PSD) disse que o decreto municipal com medidas contra o coronavírus teria efeito educativo. À noite, respondendo a questionamento da imprensa, o tenente coronel Silvano Sasinski, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, disse que se descumpridas as medidas, os infratores são passíveis de punição e que a Polícia poderia fazer valer o decreto primeiramente na base da conversa, partindo para algo mais radical no caso de haver resistência.
SEM EXCEÇÕES
Na manhã desta quarta policiais militares começaram a passar nas lojas do comércio canoinhense recomendando o fechamento para o público,
ALIMENTAÇÃO
A Câmara de Canoinhas aprovou ontem por unanimidade projeto de lei que permite as direções dos Centros de Educação Infantil doar aos alunos alimentos não perecíveis que fazem parte da merenda escolar. A medida visa evitar que alimentos apodreçam a partir de segunda-feira, 23, nas despensas dos CEIs. Conforme decreto do prefeito Beto Passos (PSD), os CEIs devem fechar as portas nesta sexta para conter o coronavírus.
RESTRIÇÃO
A partir da próxima semana a Câmara de Canoinhas seguirá com as sessões ordinárias, mas sem presença de plateia. A determinação é da mesa diretora da Casa como prevenção contra a expansão do coronavírus.
IGREJAS

A Diocese de Caçador deve definir hoje se mantém as celebrações religiosas. A probabilidade de o bispo mandar suspender as celebrações é iminente. Em Canoinhas as aulas de catequese e encontros de pastorias já estão suspensos.
EMENDAS
Os vereadores de Canoinhas anunciaram ontem que o Governo do Estado deve liberar R$ 3 milhões para Canoinhas nos próximos dias. “As contas do Estado estão sendo colocadas em dia”, comemorou Célio Galeski (PSL), que lembrou que no governo Colombo não houve liberação de recurso desta ordem. Zenici Dreher (PL) elogiou o empenho do ex-deputado Antonio Aguiar (sem partido), no que foi complementada por Galeski, que frisou o papel decisivo do atual deputado Fernando Tureck (MDB) para a conquista. Tureck é amigo pessoal de Aguiar.
Zenici divergiu, afirmando que o dinheiro veio de emendas empenhadas no governo passado.
“Ainda vamos sentir saudades do deputado Aguiar”
do vereador Cel Mario Erzinger (PL) sobre emendas impositivas em favor de Canoinhas assinadas pelo ex-deputado. O vereador comentava a falta de representatividade política regional