A competitividade e o desenvolvimento para a Região Centro-Norte de Santa Catarina foi discutido em Canoinhas nesta quarta-feira, 2, na segunda reunião de sensibilização para criação do Fórum de Desenvolvimento Regional. O evento foi realizado no Centro Empresarial e contou com a presença do O vice-presidente Regional da Fiesc, Gilberto Seleme, prefeito de Canoinhas Beto Farias, prefeito de Três Barras Eloi Quege, presidente da Associação industrial Gilson Pedrassani, presidente do Sindicato do Mate Luiz Cesar Fuck, presidente do Sindicato da Madeira Norberto Luiz Fuck, além de empresários e representantes de diversas entidades.
O Fórum é um órgão técnico de articulação, orientação e integração regional na definição de diretrizes voltadas à competitividade e ao desenvolvimento regional. A iniciativa é da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), através da Vice-Presidência Regional Centro-Norte e conta com apoio da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).
Em seu pronunciamento Gilberto Seleme destacou que o objetivo do Fórum é construir uma agenda participativa para o desenvolvimento e competitividade, visando aglutinar as diversas iniciativas, projetos e propostas. “Em muitas situações é necessário se pensar regionalmente como forma de se chegar a solução de problemas ou para realizar obras de forma mais rápida e abrangente”, comentou.
Em sua palestra, o consultor da FIESC Paulo de Tarso Guilhon reforçou a importância da participação regional nesta grande mobilização. Ele destacou que as reuniões para o Fórum serão periódicas e seguirão os princípios do enfoque participativo/construção conjunta, com ênfase no intercâmbio de experiências, tendo como ferramenta metodológica a visualização, a problematização e o debate em plenária, sinalizando para a construção coletiva de propostas, contando com o apoio de um moderador externo ao Fórum.
O professor Paulo Campos, vice-reitor de Administração e Planejamento da Uniarp falou sobre a necessidade de produção de novos conhecimentos e de inovação para o desenvolvimento econômico regional.
O ciclo de sensibilizações do Fórum começou em Porto União e em Canoinhas. Os próximos encontros serão realizados em Videira e Caçador (10/7) e em Curitibanos (11/07).
Através do Fórum, Fiesc, Uniarp e vários outros parceiros promoverão discussões sobre planos de ação, que sejam participativos e eficientes, desde a sua concepção até a execução com objetivo de promover o desenvolvimento regional.
Sensibilizações do Fórum de Desenvolvimento Regional
10/07 às 09h30min em Videira no auditório da ACIAV
10/07 às 19 horas em Caçador na UNIARP
11/07 às 09h30min em Curitibanos no auditório da ACIC