Chapecoense – SC X Santos – SP
Pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, Chapecoense e Santos empataram sem gols neste domingo, 22, na Arena Condá, em Chapecó. Com o resultado, o Verdão do Oeste aparece na 14ª posição da tabela, com 16 pontos, seguido pelo Peixe, com 15.
Os times entraram em campo precisando da vitória para se afastarem de vez da tão temida zona de rebaixamento. Com um primeiro tempo morno, as melhores chances foram nas jogadas de bola parada. Do lado da Chape, Wellington Paulista quase marcou após ganhar a bola no algo, mas a bola passou pela lateral. Depois, Jean Mota cobrou escanteio para o Peixe, e Bruno Henrique finalizou bem próximo ao gol. O Santos ainda criou outras chances, mas o goleiro Jandrei fechou a meta.
No segundo tempo, o ritmo do jogo não mudou muito, mas a Chapecoense criou as melhores chances. Em uma delas, aos 17 minutos, Elicarlos soltou uma bomba de longe, mas viu Vanderlei fazer boa defesa. Luiz Antônio e Bruno Silva também ficaram perto de marcar. O Santos, sem conseguir manter a posse de bola, não levou perigo ao gol de Jandrei.
Cruzeiro X Atlético – PR
Com objetivos distintos no Campeonato Brasileiro, Cruzeiro e Atlético-PR se enfrentaram neste domingo, 22, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 14ª rodada da competição. Enquanto a Raposa buscava a vitória para encostar nas primeiras posições, o Furacão precisava do triunfo para tentar escapar da zona de rebaixamento. Os times fizeram um jogo equilibrado, mas o time mineiro venceu por 2 a 1, de virada.
No primeiro tempo em Belo Horizonte, o Atlético-PR dominou as ações da partida e criou as melhores chances de balançar as redes. Em uma delas, aos 11 minutos, Guilherme perdeu o gol embaixo da trave e desperdiçou a oportunidade abrir o placar para o Furacão. Mas, aos 39, o meia cobrou pênalti com segurança e se redimiu: 1 a 0. Nos minutos finais, a Raposa quase empatou com Thiago Neves, parado pela defesa de Santos, e com Barcos, que finalizou de cabeça, mas por cima do gol atleticano.
Na volta do intervalo, o Cruzeiro voltou mais ofensivo e dominou o jogo. O goleiro Santos trabalhou logo nos primeiros minutos, defendendo as finalizações de Thiago Neves e Dedé. Na sequência, Barcos entrou na área driblando a marcação, mas viu Jonathan conseguir fazer o corte. Pressionando, a Raposa chegou ao empate aos 20 minutos. Instantes após entrar, Rafinha acionou Robinho na intermediária, que passou para Arrascaeta cabecear e deixar tudo igual: 1 a 1. Os dois times buscaram o gol até o fim e, aos 35, Barcos recebeu de Arrascaeta e completou para o gol para decretar a vitória cruzeirense.
Com o resultado, o Cruzeiro subiu para o terceiro lugar, com 24 pontos. Já o Atlético-PR, com dez, caiu para a vice-lanterna da Série A.
Paraná – PR X América – MG
Em confronto direto contra a zona de rebaixamento, Paraná e América-MG se enfrentaram neste domingo, 22, no Durival Britto. O time da casa levou a melhor e venceu por 1 a 0. Com o resultado, o Tricolor subiu para o 18º lugar, com 13 pontos, enquanto o Coelho, com 14, aparece em 17º.
Precisando da vitória, os dois times fizeram um jogo aberto desde o início. O América partiu muito para cima, criando boas oportunidades e chegando perto de marcar. Mas, o Paraná conseguiu o gol aos 15 minutos e passou a dominar as ações. O time da casa balançou as redes com Rodolfo, que desviou o chute de Caio Henrique de cabeça e garantir a vitória por 1 a 0.
Na volta do intervalo, o Paraná quase ampliou no primeiro minuto, nas finalizações de Rodolfo e Nadson, ambas defendidas por João Ricardo. E, nos acréscimos, o goleiro do Coelho ainda fez outra boa defesa, quando Carlos entrou na área sozinho, fez o corte no marcador e chutou no contrapé do goleiro, que conseguiu tirar o perigo com o bico da chuteira.
Vasco X Grêmio
Neste domingo, 22, Vasco e Grêmio se enfrentaram em São Januário, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time da casa marcou logo no início da partida, segurou a pressão gremista e venceu por 1 a 0.
Com 19 pontos, o time carioca aparece na décima posição da tabela da Série A, enquanto o Tricolor Gaúcho, com 23, desceu para o quinto lugar.
No primeiro tempo, o time comandado por Jorginho abriu o placar logo aos dois minutos. Henrique recebeu livre pela esquerda e cruzou por baixo. Andrés Rios dividiu com Pedro Geromel e a bola encobriu Marcelo Grohe: 1 a 0. Com a vantagem, o Vasco dominou o time visitante e controlou as ações. Mas, aos 31, Henrique recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. A partir daí, os cariocas seguraram a pressão do Grêmio, que ficou muito mais ofensivo e deu trabalho ao goleiro Martín Silva.
Na volta do intervalo, Everton e Luan quase empataram no primeiro lance. Primeiro, o atacante arriscou da esquerda e viu Martín Silva defender. No rebote, o camisa 27 bateu mal de perna esquerda. O goleiro vascaíno ainda fez outra defesa, aos 24 minutos, quando André ficou com a sobra após escanteio e finalizou fraco no meio do gol. O Vasco seguiu com a forte marcação e, mesmo com um a menos, garantiu a vitória na rodada.
Sport X Fluminense
Na Ilha do Retiro, Sport e Fluminense se enfrentaram neste domingo, 22, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols do artilheiro Pedro, o Tricolor Carioca venceu por 2 a 1 e subiu para o 11º lugar da tabela, com 18 pontos. O Leão, com 19, ocupa a décima posição.
Em Recife, o Flu abriu o placar aos 17 minutos do primeiro tempo. Marcos Junior avançou pela direita e cruzou para a área. Pedro ficou com a sobra e colocou o time carioca na frente. O empate do Sport veio logo na sequência. Aos 19, após bate-rebate na área, Rafael Marques chutou com efeito, Júlio César salvou, mas deu rebote para Gabriel, que fez 1 a 1. O Leão ainda pressionou e quase virou aos 44, quando Michel Bastos cobrou escanteio e acertou a trave, quase fazendo um gol olímpico.
No segundo tempo, o Fluminense criou muito mais chances, principalmente com Pedro. Até que, aos 39 minutos, o atacante decretou a vitória tricolor. Everaldo recuperou a bola e invadiu a área do Leão. A bola acabou sobrando para o camisa 9, que tocou de letra para fazer 2 a 1.
Bahia X Vitória
Em mais um clássico na 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia levou a melhor diante do Vitória, neste domingo, 22. Na Fonte Nova, em Salvador, o Esquadrão de Aço goleou o Leão por 4 a 1 e subiu para o 13º lugar, com 16 pontos. O time rubro-negro, com 15, aparece logo atrás, na 14ª posição.
O clássico começou com o Vitória assustando no primeiro lance do jogo. Neilton apertou a saída de bola do Bahia e conseguiu desarmar Tiago. Na sobra, Walter Bou chutou, e Anderson salvou o time tricolor. Depois, o Esquadrão de Aço dominou as ações e abriu o placar aos 14 minutos, com belo gol de Zé Rafael. Léo fez boa jogada pela esquerda e deu o passe para o meia, que bateu colocado, por cima de Elias: 1 a 0. Aos 25, Vinícius cobrou pênalti forte no canto direito de Elias, que defendeu, mas viu o meia pegar o rebote e fazer 2 a 0. Depois, a equipe comandada por Enderson Moreira controlou o resultado, sem deixar de tentar explorar os contra-ataques.
Na volta do intervalo, o Vitória se jogou mais ao ataque e quase descontou aos quatro minutos, quando Fillipe Soutto finalizou forte e viu Anderson defender com as pontas dos dedos. O Leão tomou conta do jogo na etapa complementar, investindo também nas jogadas áreas, mas sem sucesso. O Bahia administrou a vantagem e ainda marcou mais duas vezes. Aos 20, Tiago ficou com a sobra após cobrança de falta e ampliou. Um minuto depois, Gilberto aproveitou cruzamento de Zé Rafael e mandou para o fundo das redes: 4 a 0. O Vitória ainda descontou aos 27 minutos, com Lucas, de cabeça.
São Paulo X Corinthians
Mais um clássico na 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, 21, São Paulo e Corinthians se enfrentaram no Morumbi, com a equipe tricolor vencendo por 3 a 1. O resultado mantém os são-paulinos na vice-liderança da Série A, agora com 29 pontos. O Timão, com 18, aparece na oitava posição.
O São Paulo partiu para o ataque já no início do jogo. No primeiro minuto, Reinaldo cobrou lateral direto para a área, Arboleda cabeceou com força, e a bola passou muito perto da trave de Cássio. No lance seguinte, Nenê fez boa jogada pela direita, a bola ficou com Diego Souza, que chutou de fora da área, obrigando o camisa 1 do Corinthians a fazer a defesa. Em uma das melhores chances para o Timão, aos 19 minutos, Jonathas recuperou a bola no campo de ataque e deixou com Marquinhos Gabriel, que cruzou e viu o próprio Jonathas pegar o rebote livre de marcação, mas finalizando para fora. O jogo seguiu pegado, mas sem gol na primeira etapa.
No segundo tempo, o São Paulo abriu o marcador aos dez minutos. Nenê cobrou escanteio para dentro da área, e Anderson Martins subiu mais alto que todo mundo para cabecear e fazer 1 a 0. Mantendo o domínio da partida, o Tricolor ampliou aos 24. Jean deu chutão para a frente, Cássio saiu da área para tentar chegar antes de Reinaldo, que driblou o goleiro e chutou. Henrique cortou antes de a bola entrar, mas o próprio Reinaldo pegou o rebote e tocou por cobertura: 2 a 0. Aos 29, Diego Souza ainda acertou o travessão no que seria o terceiro gol do são-paulino. Mas, aos 36, Reinaldo ficou com a sobra na área para fazer 3 a 0. E, nos acréscimos, Jonathas descontou para o Timão.
Flamengo X Botafogo
O clássico carioca entre Flamengo e Botafogo abriu a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro neste sábado, 21. No Maracanã, a equipe rubro-negra levou a melhor e venceu por 2 a 0. Firme na liderança, agora o Fla tem 30 pontos. O time alvinegro, com 17, aparece na décima posição.
O Flamengo teve um início avassalador no Maracanã. Logo aos quatro minutos, Matheus Sávio avançou pela esquerda, partiu para cima da marcação e bateu colocado no ângulo do goleiro Jefferson para fazer 1 a 0. Logo depois, aos sete, Matheus Sávio cruzou na área, Guerrero dominou, mas a bola sobrou para Lucas Paquetá fazer o segundo. Atrás no placar, o Botafogo foi trocando passes e tentando se reorganizar após os dois gols sofridos. O Alvinegro até criou boas chances, mas sem sucesso nas finalizações.
Na volta do intervalo, o Glorioso quase descontou aos três minutos, quando Aguirre recebeu perto da grande área, passou por dois e chutou forte, mas viu a bola passar raspando pela trave de Diego Alves. Depois, o clássico ficou equilibrado, com os dois times arriscando e dando trabalho aos goleiros. No entanto, o marcador não foi mais alterado até o apito final.
Confira a tabela do brasileirão atualizada neste link.