Francisco Vital Pereira: Canoinhas perde mais que um cidadão

Francisco Vital Pereira morreu aos 63 anos na manhã desta quarta-feira, 19

 

 

PERDA IRREPARÁVEL

Antes de ser submetido a uma cirurgia inadiável em um hospital de Curitiba, há duas semanas, Francisco Vital Pereira teve uma conversa séria e emocionante com a esposa, Norma Pereira. Entre recomendações e demonstrações de carinho, repassou os momentos marcantes da vida do casal e deu uma recomendação expressa: “Não desista da eleição”. Norma é candidata a deputada federal.

 

 

A preocupação de Chico, como era conhecido, mostra o quanto ele não apenas entendia a esposa – Norma ama política -, como não era egoísta. Ele sabia que vivia seus últimos momentos, mas generoso como sempre foi, não admitia que a esposa parasse tudo para se dedicar exclusivamente a ele.

 

 

Mas não só. Chico sempre foi um homem bom. Bem resolvido financeiramente, advogado de sucesso, decidiu seguir os passos do pai – Acácio Pereira cumpriu mandatos de deputado estadual e federal -, se candidatando duas vezes a vice-prefeito. Não alcançou a eleição, mas em 1997 foi eleito vereador. Em 2000, foi a vez de Norma cumprir mandato como vereadora. Apesar da desilusão do casal com as artimanhas políticas que testemunharam com desgosto nos oito anos na Câmara, em 2016, Norma voltou à política, sendo eleita novamente. O carinho do povo a encorajou a enfrentar a disputa pela Câmara Federal, com total apoio de Chico.

 

 

Chico deixa aos canoinhenses uma das mais belas e admiráveis lições de superação. Cego desde criança, ele conseguiu se formar em Direito. Conhecia o Código Civil de trás para frente. Tinha em Norma muito mais que uma companheira de jornada, mas também, seus olhos para o mundo.

 

 

Em 2013 recebeu dos vereadores canoinhenses o título do cidadão benemérito. Visivelmente emocionado em seu discurso, agradeceu Canoinhas por lhe acolher em dois momentos importantes de sua vida: quando especialistas constataram a perda total de sua visão e após sua formatura no curso de Direito, vindo a atuar profissionalmente no município. “Talvez esta homenagem esteja diretamente relacionada a três motivos: o amor que tenho pela minha terra natal; o amor por minha profissão e o amor por minha família, que é o meu porto seguro”, comentou.

 

 

De humor afiado e irônico, não fugia de uma boa conversa. Ainda mais se o assunto fosse a Canoinhas do futuro. Tanto gostava da cidade que aqui investiu num dos ramos mais deficitários à época: a hotelaria. Com Norma, fundou o Santa Catarina Plaza Hotel, administrado por uma de suas duas filhas. Acácio Neto herdou o dom para o Direito, área na qual se formou. Chico tinha intuição para detectar talentos, e foram muitos os que ajudou.

 

 

Com a morte de Chico, Canoinhas perde mais que um cidadão. Perde um homem que pensava a cidade, que projetava um futuro promissor para sua terra natal. Muito acima disso, perde uma pessoa inspiradora, que jamais se deixou abater pelas limitações. Chico não falava sobre sua deficiência. Mas diariamente dava uma lição em todos que se lamentam. Chico era a prova viva de que os obstáculos da nossa vida são impostos unicamente por nós mesmos.

 

 

 

NOVA PESQUISA

A nova pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 18, mostra que Fernando Haddad (PT) está crescendo. A dúvida é qual o seu teto. Pelo cenário que se desenha teremos o petista com Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno, o que leva a crer que quem apostava na velha polarização esquerda/direita no segundo turno estava certo.

 

 

 

Se houver movimento de Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) em favor de Ciro Gomes (PDT) o jogo pode mudar, mas Marina fez uma declaração nesta terça afirmando que não vê viabilidade disso ocorrer.

 

 

Importante dizer que a rejeição a Bolsonaro (42%) segue alta, mas a de Haddad também cresce (29%).

 

O Ibope foi às ruas entre os dias 16 e 18 de setembro. Foram entrevistadas 2.506 pessoas em 177 municípios. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há 95% de chance de os  resultados refletirem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi contratada pelo Estado e pela TV Globo. O registro no Tribunal Superior Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-09678/2018.

 

 

VOTO REGIONAL

O JMais perguntou em enquete se o internauta vai votar em um candidato a deputado estadual da sua cidade. 302 pessoas disseram que sim ante 123 que disseram não. Cada um vota como quer, mas é impressionante que, a julgar pela enquete, mais de um quarto do eleitorado apoia gente de fora. A julgar pelo histórico dos paraquedistas que caíram em Canoinhas, pouco ou nada trouxeram para a cidade nos últimos anos. O que então motivaria esse voto?

 

 

Rolar para cima