Em pesquisa Ibope, Décio Lima e Mauro Mariani apresentam empate técnico

Pesquisa Mapa, divulgada no mesmo dia, coloca Mauro Mariani (MDB) à frente na disputa estadual

 

 

Pesquisa Ibope, encomendada pelo grupo NSC Comunicação, divulgada nesta sexta-feira, 17, coloca o petista Décio Lima na liderança. Mais cedo, pesquisa Mapa foi divulgada colocando Mauro Mariani (MDB) na liderança.

 

 

A pesquisa Ibope mostra, assim como a Mapa, um grande número de indecisos. O levantamento foi realizado entre 14 e 16 de agosto e tem margem de erro máxima de três pontos percentuais para mais ou para menos.

 

 

Décio Lima foi citado por 16% dos entrevistados, enquanto Mariani foi o escolhido de 11%. O resultado é considerado empate técnico pelo Ibope, porque o petista pode oscilar entre 19% e 13% e o emedebista entre 14% e 8%. O terceiro colocado é Gelson Merisio (PSD), com 6%. Levando em conta a margem de erro, ele está em empate técnico com Mariani, já que pode oscilar entre 9% e 3%. Na sequência vêm Ângelo Castro (PCO), com 4%, Ingrid Assis (PSTU) e Portanova (Rede), ambos com 2%, Comandante Moisés (PSL) e Jessé Pereira (Patriota), ambos com 1%, e Camasão (PSOL), que não atingiu 1%. Brancos e nulos somam 34% e outros 23% estão indecisos.

 

 

O Ibope apurou os índices de rejeição dos candidatos. Nesse quesito, Décio e Mariani novamente empatam, desta vez no limite da margem de erro. O petista foi rejeitado por 21% dos entrevistados e o emedebista por 15%. Camasão e Merisio foram citados negativamente por 12% dos eleitores pesquisados, sendo seguidos por Ingrid Assis com 11%, Ângelo Castro e Portanova, ambos com 10%, Jessé Pereira com 9% e Comandante Moisés com 8%.

 

 

Além dos números da corrida eleitoral, o instituto questionou os eleitores de Santa Catarina sobre a avaliação da administração estadual. O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), que não concorre à reeleição, tem a gestão desaprovada por 43% dos entrevistados, contra 42% que aprovam. A administração do emedebista é considerada regular por 41%, contra 26% de ruim ou péssima e 23% de ótimo ou bom.

 

INTENÇÃO DE VOTO PARA O GOVERNO

 

Clique para expandir

 

 

 

INTENÇÃO DE VOTO PARA O SENADO

Clique para expandir

 

 

 

INTENÇÃO DE VOTO PARA A PRESIDÊNCIA

Clique para expandir

Ficha técnica da pesquisa

Período da pesquisa: 14 a 16 de agosto
Tamanho da amostra: 812 eleitores entrevistados em 46 municípios
Solicitante: NSC COMUNICAÇÃO
Margem de erro: máxima de 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%
Registro: no TRE-SC sob o número SC-09381/2018 e no TSE sob o número BR-09360/2018.

Rolar para cima