Governo do Estado conclui compra do Colégio Sagrado Coração de Jesus

Compra no valor de R$ 7 milhões define questão que se arrastou há anos

O Governo do Estado concluiu o processo de compra da Escola de Educação Básica Sagrado Coração de Jesus, de Canoinhas. O valor da negociação chegou a R$ 7 milhões. Nesta quinta-feira, 16, às 13h30, o governador Carlos Moisés e o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, estarão em Canoinhas para efetivar a entrega do imóvel para a coordenadoria regional de Educação.

Conforme explica o diretor do colégio, James Brey, a batalha para adquirir o imóvel vem desde 2004, quando as primeiras tratativas ocorreram no sentido de as irmãs franciscanas, responsáveis pelo prédio, venderem o imóvel ao Estado. “Efetivamente essa negociação começou há dois anos”, explica. O diretor ressalta a importância histórica do prédio. A escola não tinha Habite-se e outros documentos precisaram ser regulamentados para que se chegasse a efetivação da compra.

>> Colégio completou 100 anos em janeiro

Fundado em 1921 pelas irmãs franciscanas, que acabavam de chegar à cidade, o Sagrado já educou mais de 50 mil canoinhenses. Os dados foram coletados pela irmã Cármen Welter no livro Colégio Sagrado Coração de Jesus – 85 anos educando lançado na ocasião dos 85 anos do colégio. Foram 123 freiras e mais de 600 professores ‘leigos’ (sem formação religiosa) que passaram pela escola até então. Em 2004, as irmãs deixaram de dividir o prédio com a escola e construíram uma casa para elas próximo do local. Foi quando se iniciaram as tratativas para a venda do imóvel.

De acordo com a coordenadora regional de Educação, Suelen Wogeinaki, apesar da necessidade de se adequar a estrutura do prédio, não há recursos específicos para isso, contudo, o Estado destina uma verba para manutenção de todas as escolas estaduais, o que incluirá também o Sagrado.

Rolar para cima