Estado teve 5% de aumento de casos de coronavírus nas últimas 24 horas
O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) anunciou na noite desta quarta-feira, dia 1º, que estão liberadas todas as obras de construção civil no Estado. Na semana passada ele já havia liberado as obras públicas. Agora, a regra vale para as particulares também. “Trata-se de um setor que em geral trabalha ao ar livre, não há contato”, justifica. Os corretores de imóveis também estão autorizados a retomar as atividades.
Moisés ressaltou que o grupo que decidiu sobre a permissão de retomada das obras da construção civil vai se reunir diariamente para tomar medidas que “equilibrem a retomada das atividades com a missão de salvar vidas.” Também estão autorizadas a abrir as portas para atender o setor todas as lojas de materiais de construção. Porém, as lojas precisarão obedecer normas de segurança a serem divulgadas pelo Estado.
A portaria determina também a liberação do funcionamento dos estabelecimentos comerciais de ferragens, ferramentas, material elétrico, cimento, tintas, vernizes e materiais para pintura, mármores, granitos e pedras de revestimento, vidros, espelhos e vitrais, madeira e artefatos, materiais hidráulicos, cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas.
CASOS
Santa Catarina tem 247 casos confirmados de covid-19, aumento de 5% em relação a terça-feira, 31, que havia registrado aumento de 7%. Destes, oito são crianças e 131 estão internados. Dezenove estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Ontem eram 22 nas UTIs. “Isso significa que o que estamos fazendo está dando certo. A vida do catarinense em primeiro lugar. Por isso precisamos tomar algumas atitudes tristes”, disse Moisés.
Confira quais os municípios catarinenses com casos confirmados:
Antônio Carlos – 1
Balneário Arroio do Silva – 1
Balneário Camboriú – 10
Blumenau – 22
Braço do Norte – 12
Brusque – 3
Camboriú – 7
Canelinha – 1
Chapecó – 5
Criciúma – 21
Florianópolis – 60
Gaspar – 2
Gravatal – 3
Içara – 1
Imbituba – 5
Indaial – 1
Itajaí – 18
Itapema – 2
Jaguaruna – 2
Jaraguá do Sul – 4
Joinville – 14
Lages – 1
Laguna – 1
Navegantes – 3
Papanduva – 2
Pescaria Brava – 1
Pomerode – 1
Porto Belo – 4
Rancho Queimado – 2
São Francisco do Sul – 1
São José – 10
São Lourenço do Oeste – 1
São Ludgero – 1
São Pedro de Alcântara – 1
Siderópolis – 2
Tijucas – 1
Timbé do Sul – 1
Tubarão – 10
Urussanga – 1
Outros estados – 5
Outros países – 3
Ele anunciou, ainda, a chegada de oito kits com testes rápidos.
O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, relatou que o Governo de Santa Catarina já mapeou alternativas para que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) adquira mais kits para testes, uma vez que o laboratório definido pelo Ministério da Saúde como referência para a distribuição dos insumos tem enfrentado dificuldades para atender a todo o Brasil.
“Localizamos outro laboratório em São Paulo, que passou a fornecer insumos baseado no protocolo definido pelo Ministério da Saúde. Já adquirimos amostras de kits, que estão chegando a Santa Catarina. Isso vai nos permitir dar continuidade às avaliações das amostras coletadas de pacientes suspeitos”, explicou o secretário.