Governo fez recomendações à população em entrevista coletiva neste sábado, 14
Subiu para cinco o número de casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina. Os novos dois casos são de Rancho Queimado, na Grande Florianópolis e foram confirmados na manhã desta sábado, 14, em coletiva de imprensa concedida pelo governo do Estado.
As informações foram repassadas pelo governador Carlos Moisés e pelo secretário de saúde do Estado, Helton Zeferino. O responsável pela pasta da saúde também informou que Santa Catarina passou para o estágio 3 de contágio, com a primeira transmissão local do vírus, mas reforçou que não é momento para pânico. “A gente continua orientando para que as pessoas tenham calma e não se dirijam às unidades hospitalares ao primeiro sintoma, para não sobrecarregar esses locais, onde também estão internadas outras pessoas com baixa imunidade”, afirmou.
Uma hora depois, o Governo voltou atrás e emitiu nota afirmando que o Estado está no estágio 2 de contágio. “O Governo do Estado esclarece que ainda não há contágio local de coronavírus em Santa Catarina. Diferente do que foi notificado pelo município de Rancho Queimado, a paciente com o Covid-19 também viajou ao exterior juntamente do outro caso confirmado. A Secretaria de Estado da Saúde, para buscar mais detalhes, entrou em contato com a paciente e verificou a informação. Desta maneira Santa Catarina permanece no nível 2 do Plano de Contingência que significa situação de perigo iminente.”
Dos dois casos recentes, um deles é um homem de 65 e, portanto, considerado no grupo de risco pela idade, e o outro é de uma mulher de 59 anos. Sobre o estado de saúde dos pacientes, nada foi informado até o momento.