Produtores rurais, técnicos e autoridades participaram do lançamento do programa Planorte Leite, realizado na manhã desta sexta-feira, 23, no Parque de Exposições Ouro Verde. O evento foi promovido pela Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) com apoio de prefeituras e entidades locais.
O programa visa estimular o desenvolvimento integrado e sustentável do Planalto Norte de Santa Catarina por meio do fomento da cadeia produtiva do leite. Promovendo a organização das instituições, entidades e produtores, com base na produção diferenciada, a fim de gerar renda e estabilidade econômica, social e ambiental.
O evento contou com palestras proferidas pelos engenheiros agrônomos, Waldemiro Sudoski, Nelton Rogério de Souza e Marcos Euclides Vieira. Durante o lançamento do programa Planorte Leite, autoridades falaram da importância do programa para o desenvolvimento da região. “Se fosse para fazer um bolo, eu não saberia dizer a receita, mas a receita para o bolo do Planalto Norte dar certo está aqui. Temos os produtores, que são essenciais, as entidades, as prefeituras e também das outras esferas de governo, representadas pelos deputados estaduais e federais. Assim como no exemplo do bolo, é a soma desses ingredientes que vai resultar no sucesso”, disse o prefeito de Canoinhas, Beto Faria.
O Planalto Norte é responsável por 3,6% da produção de leite do estado. De acordo com técnicos da Epagri, o clima, solo e topografia da região são algumas das condições favoráveis para a maior produção leiteira. O programa Planorte Leite foi formatado com base em três eixos: Gerenciamento, produção e logística, tendo sua estrutura pensada para melhor desenvolvimento do espírito associativo entre as instituições envolvidas. O presidente da Amplanorte e prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp, reforçou a importância do programa e do trabalho em conjunto feito pelos municípios. “O Planalto Norte está unido para o desenvolvimento da região”, destacou Roskamp.
Para o deputado estadual Antônio Aguiar a criação do programa é o primeiro passo para aumentar a produção de leite nos municípios do Planalto Norte. Aguiar enfatizou ainda a necessidade da agregação de valor aos produtos da região. Os deputados federais Mauro Mariani e Esperidião Amin, e o deputado estadual Eni Voltolini, também falaram sobre a importância de ações que promovam o desenvolvimento regional e declararam apoio ao programa Planorte Leite. “Quero aqui assumir o compromisso de destinar recursos para este importante projeto”, disse o deputado Mauro Mariani.