Várias casas foram destelhadas e lavouras foram comprometidas na localidade de São João dos Cavalheiros
ATUALIZADA ÀS 11h DE 19-10
Uma chuva de granizo, acompanhada de fortes ventos, causou estragos em Três Barras no fim da tarde desta terça-feira, 18.
Segundo a Defesa Civil de Três Barras, várias casas foram destelhadas na localidade de São João dos Cavalheiros e lavouras foram comprometidas por causa da tempestade. A Defesa Civil Municipal ainda está levantando os prejuízos. Como a localidade é bastante espalhada, há dificuldade em se chegar a um número exato de atingidos. O pavilhão da igreja da localidade está sendo o ponto de entrega de lonas aos desabrigados. Equipes da Assistência Social do Município estão fazendo cadastros para facilitar o atendimento às famílias.
O Posto de saúde de São João e a escola Francisco Rocha foram atingidos e ficarão fechados durante esta semana. As aulas estão suspensas.
Nesta quarta-feira, 19, persiste a condição de pancadas de chuva com descarga elétrica em todo o Estado e temporais com ventania e granizo isolado (rajadas em torno de 60 a 90km/h), especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Sul. Esta instabilidade está associada a uma massa de ar quente e úmido que predomina em SC.
Na quinta-feira, 20, ainda há chance de temporais isolados devido ao rápido deslocamento de uma frente fria por SC. Porém, no decorrer do dia, a virada do vento para o quadrante sul favorece a diminuição da temperatura e consequentemente dos temporais.
Galeria de imagens feitas pela assessoria da prefeitura de Três Barras
[Best_Wordpress_Gallery id=”74″ gal_title=”Temporal São João”]
ESTADO
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, anunciou nesta terça-feira, 18, em Florianópolis, que o Governo Federal, via Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), vai garantir apoio financeiro para o trabalho de reconstrução nos municípios atingidos pelo forte vendaval de domingo, no Sul de Santa Catarina. O ministro, acompanhado do governador Raimundo Colombo, sobrevoou as áreas atingidas e reforçou solidariedade e parceria para o restabelecimento da normalidade nos locais afetados.
Além da assistência imediata à população, com a distribuição de kits de limpeza e de ajuda humanitária, Barbalho afirmou que é preciso oferecer apoio financeiro para as obras estruturantes de normalidade e aos empresários que tiveram os barracões das indústrias destruídos. “Nesses casos, a ajuda é fundamental para a manutenção do emprego e da renda da população local”, frisou o ministro.
O Governo Federal vai aguardar o encaminhamento dos pedidos de decreto de emergência ou calamidade pública para efetivar a ajuda. “Nossas equipes já estão acionadas para que a homologação dos decretos seja imediata. O Governo de Santa Catarina vai nos mandar a lista das empresas afetadas e o montante do prejuízo, para que o BNDES possa liberar os financiamentos à medida das necessidades das empresas”, informou Helder Barbalho.
O governador Raimundo Colombo destacou o trabalho de reconstrução e de apoio à população que já está sendo conduzido pela Defesa Civil estadual e a importância da parceria com o Governo Federal. “Há três dias estamos concentrando toda nossa força no auxílio aos moradores e no trabalho de organização e limpeza dos municípios, no restabelecimento da energia elétrica entre outras ações para a retomada da normalidade. Com essa união de esforços, vamos dar a resposta adequada às pessoas que foram afetadas de alguma forma”, afirmou Colombo.