A sexta-feira, 16, marca a primeira greve geral dos bancos em Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Três Barras e Porto União em 29 anos. Muitas pessoas que precisam de serviços bancários estão se sentindo desorientados. O JMais preparou uma lista de alternativas para quem precisa pagar contas. Outros serviços bancários podem ser feitos em canais alternativos. Acompanhe:
SICOOB: A cooperativa de crédito faz diversos serviços bancários, mas para evitar confusão limitou o pagamento de contas até R$ 1 mil e prioriza o atendimento a associados.
SICREDI: A cooperativa de crédito limitou o pagamento de boletos até três documentos com valor máximo de R$ 3 mil e o atendimento está sendo priorizado a associados.
CORRESPONDENTES: Alguns estabelecimentos não bancários, chamados de “Correspondentes”, como casas lotéricas, supermercados e postos dos Correios realizam algumas operações bancárias. Poderão ser realizados nos “Correspondentes” pagamentos de contas e tributos, saques de conta corrente e poupança com cartão magnético, além do recebimento de programas de benefícios sociais, INSS, seguro desemprego e PIS, e FGTS com o Cartão Cidadão. Em Canoinhas todas as lotéricas são correspondentes, além do Supermercado Queluz (faturas até R$ 500 até a data do vencimento).
CAIXAS ELETRÔNICOS: Os Caixas Eletrônicos são equipamentos que permitem ao cliente realizar suas operações bancárias mesmo quando a agência está fechada, em qualquer dia da semana. Informe-se na Central de Atendimento do seu banco sobre os horários para realizar as operações bancárias nos caixas eletrônicos.
DÉBITO AUTOMÁTICO: O Débito Automático é um serviço oferecido pelos bancos para você não se preocupar com o vencimento de contas de consumo como água, luz, telefone, gás, seguro de carro, TV a cabo, entre outras. Você faz o cadastro no banco onde tem conta corrente e, no dia do pagamento da conta o banco debita o valor da sua conta corrente, evitando a cobrança de multas e juros por atraso de pagamento. O cadastro é gratuito e pode ser realizado, ou cancelado, a qualquer momento e sem burocracia.
INTERNET BANKING: Acesse a página do seu banco na internet para realizar operações como pagamentos de fatura de cartão de crédito, pagamentos de contas e tributos, consultas a saldo e a extratos, aplicação e resgate de investimentos, recarga de celular, entre outros. Verifique com o seu banco qual o procedimento para cadastrar a sua senha e utilizar todos os serviços disponibilizados pelo Internet Banking.
BANCO PELO TELEFONE: Por meio das Centrais de Atendimento podem ser realizadas diversas operações bancárias como consultas a saldo e extrato, transferências, pagamentos de contas e tributos, aplicação e resgate de investimentos, pedidos de talões de cheque, tirar dúvidas sobre produtos e serviços, e obter todas as informações sobre sua conta corrente. Verifique com seu banco qual o procedimento para cadastrar a sua senha e utilizar todos os serviços disponibilizados pelo telefone.
DÉBITO DIRETO AUTORIZADO: O Débito Direto Autorizado (DDA) é um serviço prestado pelos bancos para facilitar o dia a dia de seus clientes (pessoa física ou empresa). Você recebe eletronicamente as informações contidas nos boletos de pagamento e poderá realizar o pagamento pelos meios eletrônicos (Internet, Caixas Eletrônicos e Telefone).
APLICATIVO DE CELULAR: Alguns bancos disponibilizam aplicativos que podem ser baixados em celulares Smartphones ou em Tablets. Por meio desses aplicativos podem ser realizadas operações como transferências, consultas a saldo e extratos, pagamentos de contas, entre outros. Você faz suas operações bancárias num toque. Ligue para a Central de Atendimento do seu banco e verifique a disponibilidade deste serviço.